A IMPORTANCIA DO PROJETO “AÇÃO DO BEM” NA PROMOÇÃO DO APROFUNDAMENTO DO COMPROMISSO E DA RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA UMA IES: RELATO DE EXPERIÊNCIA

JOCYANA CAVALCANTE DA SILVA

Co-autores: NICOLINO TROMPIERI FILHO, FELIPE DE ALBUQUERQUE BEZERRA e JADERSON CAVALCANTE DA SILVA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

A IMPORTANCIA DO PROJETO "AÇÃO DO BEM" NA PROMOÇÃO DO APROFUNDAMENTO DO COMPROMISSO E DA RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA UMA IES: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Jocyana Cavalcante da Silva¹

Nicolino Trompieri Filho²

Felipe de Albuquerque Bezerra³

Jáderson Cavalcante da Silva4

 

RESUMO SIMPLES

INTRODUÇÃO: Valorizando o que expõe os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), no que se refere aos temas transversais, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação em seu artigo 3º, que trata dos princípios de ensino, além de ter ciência da importância do compromisso social ancorado nos princípios de solidariedade, igualdade, equidade e alteridade, que potencializa o artigo 43 (VI - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade; VII - promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição) para o ensino superior e,  o artigo 35  (II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico) desta lei, para o ensino médio, e do SINAES, nasceu o projeto intitulado "Ação do Bem" que, no curso da práxis pedagógica busca-se, de forma parceira, encontrar formas de construir saberes e articular idéias em diferentes contextos e espaços pedagógicos, tanto no meio formal quanto informal a fim de consolidar a temática que contempla efetivamente ações sociais solidárias a partir da formação do graduando de educação física. Desta forma, o projeto não só apresenta relevância para a comunidade acadêmica, mas também para a atual sociedade que se encontra alheia de solidariedade, afeto, amor e motivação para construir conhecimento em muitos locais. Atender a determinadas demandas/carências não é fácil, necessita-se de apoio em ações pensadas coletivamente e estrategicamente em encontros parceiros e dialógicos. E potencializar o diálogo a partir da formação de graduandos de educação física, nesta problemática, torna oportuna o início de ações pedagógicas efetivas na educação básica. Existe ainda, pois, muita desigualdade social, mas existem pessoas que podem e querem ajudar a construir um mundo melhor, solidário e mais pacífico. OBJETIVO: Este trabalho trata-se de um relato de experiência acerca do envolvimento da comunidade acadêmica do Instituto Dom José de Educação e Cultura em ações parceiras e solidárias que visam melhorar/mudar/transformar a realidade social, por meio de ações que envolvem a coleta de sangue, a coleta de alimentos e de brinquedos, produção de gincanas, teatros e oficinas temáticas, potencializadas pelas turmas do curso de licenciatura em Educação Física, em seus diversos núcleos, em prol de instituições da sociedade/comunidade do município de Fortaleza e Maracanaú, neste ano de 2015. RELATO DA EXPERIÊNCIA: O projeto já envolveu neste ano de 2015 duas versões intituladas: 1."Salvando Vidas" - nesta, as ações referentes à coleta de alimento foram destinadas ao abrigo "Lar Menina dos Olhos de Deus"; e, 2."Saúde e Movimento", nesta etapa as ações foram em prol da uma escola pública municipal de Maracanaú "Presidente Tancredo Neves", na qual foram realizadas gincanas com as crianças do ensino fundamental e a entrega de cestas básicas, e ainda, nesta mesma etapa, o "Lar Torres de Mello" foi contemplado também com várias cestas básicas mediante ações que também foram feitas ao longo do semestre para arrecadação destes alimentos através de aulas de ginásticas, treinamento funcional e palestras. Além de destacar nos dois momentos a coleta de nomes para doação de sangue ao HEMOCE que contou com o ato voluntário de aproximadamente 50 pessoas, nomes estes, colhidos através de palestras feitas para a comunidade acadêmica, tendo professores do instituto como colaboradores, e apoio da coordenação pedagógica local, as quais promoveram a sensibilização de familiares e colegas dos estudantes. Este projeto se sustenta no seguinte aporte teórico, o qual busca oportunizar através de leituras orientadas e debates com os envolvidos, ao longo dos encontros pedagógicos, a importância da reflexão-ação na consolidação de forma efetiva do aumento da promoção permanente do aprofundamento do compromisso e da responsabilidade social na IES, desta forma, segue: Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia, além de idéias que ressaltam a importância da educação popular dialógica (Paulo Freire); As dez novas competências para ensinar (Perrenoud); A quinta disciplina (Peter Senge); A Ecologia da Informação (Thomas Davenport); Perspectiva Eco-Relacional (J.B.A.Figueiredo). E também sob à luz das abordagens construtivista, da Saúde, e críticas para o ensino da educação física: Construtivista (J.B.Freire), da Saúde (Nahas, Gaya, Araùjo e Guedes), Crítico-Superadora (Coletivo de Autores) e Crítico-Emancipatoria (Elenor Kunz). Além disso, de breves idéias pedagógicas que ressaltam a importância do amor como instância fundante do ser humano na natureza (Humberto Maturana e Carlos Rodrigues Brandão). Os textos mais utilizados nos encontros pedagógicos com os estudantes foram: 1. Metodologia do Ensino de Educação Física, 2. As dez novas competências para ensinar, 3. Dificuldades organizacionais de Peter Senge, 4. Pedagogia da Autonomia. Os demais serão explorados e estes aprofundados em outros momentos. Foram propostas leituras orientadas e organizados debates em sala de aula, além de apresentações de seminários buscando relacionar a importância do projeto ora vivenciado. O monitoramento do projeto, que segue em anadamento, está sendo realizado por meio da produção de relatórios dos líderes através de ações feitas com as células de aprendizagem via recursos informacionais, tais como redes sociais e preenchimento de relatórios mensais via formulários da ferramenta Google Drive; observações referentes as atuações dos líderes junto à comunidade acadêmica, as quais estão sendo publicadas no site da IES quando concluídas as atividades do planejamento; atualização/divulgação das informações via panfletos, cartazes, divulgações em salas de aula; e encontros pedagógicos mensais com as turmas envolvidas quando são consolidadas as leituras e problematizadas novas ações pedagógicas. Além disso, uma escala de avaliação final do projeto, com suporte teórico sustentado através das 7 dificuldades de aprendizagem de Peter Senge, como estratégia pedagógica para evitar entraves e dificuldades, criada a partir de debates sobre as fragilidades das turmas no contexto, que enfatiza sobre a tecitura do evento buscando avaliar todas as etapas e ações está sendo preenchida e, atualmente, conta com 48 itens. Houve a participação de 3 turmas no período da manhã e da noite, com cerca de 70 estudantes envolvidos e todos preencheram devidamente o instrumento. Tomou-se o cuidado de inserir como obrigatório o preenchimento de todos os itens. Os dados foram transcritos para o programa SPSS 20.0 para Windows e devidamente analisados. Para assegurar a organização e agir estrategicamente busca-se enfatizar o planejamento a partir dos seguintes indicadores de resultados que envolvem as seguintes etapas: 1. Da Seleção: relevância dos conteúdos/textos, adequação à possibilidades sócio-cognoscitiva do educando; construção do conhecimento; capacidade de comunicação e interação social. 2. Da Organização: organizar e dirigir situações de aprendizagem; envolver a comunidade local e acadêmica em suas aprendizagens e em seu trabalho; trabalhar em equipe; enfrentar os deveres e os dilemas que surgirem; utilizar novas tecnologias; informar e envolver os familiares. 3. Da Sistematização: administrar a progressão das aprendizagens; envolver a administração do instituto; construção de conhecimentos. 4. Da Avaliação: registrar as etapas em relatórios; ampliação do significado de administrar sua formação; tecitura da autoavaliação. RESULTADOS: Diante das ações potencializadas na IES ancorada no princípio da responsabilidade social, buscando ainda, transcender a qualidade da educação superior com os acadêmicos de Educação Física, o projeto foi reconhecido pela instituição e pelos acadêmicos envolvidos nas três turmas trabalhadas. Além disso, está produzindo conhecimento, aumento da consciência pedagógica e da profissão, fortalecendo as relações de cooperação dos coordenadores, professores e estudantes por meio da parceria e da colaboração com as palestras, as aulas de campo feitas para o êxito das arrecadações, encontros para ensaios do teatro, confecção e impressão de banners, publicização no periódico de notícias da IES, etc. Durante as duas temáticas do projeto ação do bem foram arrecadados através de participação efetiva dos envolvidos cerca de 270 kg de alimentos e capital para a compra de vários brinquedos, além disso, vários grupos de adultos e idosos tiveram aferição de sua pressão arterial durante projetos dos alunos de graduação, os quais estes passaram a realizar em suas aulas, por exemplo. Ainda, mesmo que de forma tímida, está possibilitando a aproximação de um vinculo maior com a comunidade/sociedade. É verdade que algumas dificuldades, mesmo tendo sido dialogadas para preveni-las, ainda sim surgiram no processo pedagógico, tal como assegurou a média (7,7), o desvio padrão (1,8), a assimetria (-1,2), valores extraídos da transformação dos itens na escala [0; 10], conforme a estatística descritiva realizada. Isto foi criado para possibilitar uma avaliação mais precisa dos dados e informações coletadas e, ainda, confirmar representações extraídas através das intervenções orientadas pelos indicadores formulados para o projeto. Assim, a escala apresentou, a partir de sua análise métrica, boa precisão e confiabilidade, dessa forma os dados, contrastados com os movimentos vividos, apresentam bons resultados. Além disso, assegurada pela análise fatorial, as 7 deficiências na escala, explicam (65%), conforme a variância máxima, embora o gráfico de sedimentação apontasse para um único fator, mas insistiu-se nessa disposição pelo aporte teórico, ainda que durante a análise, com a extração de 12 fatores, estes expliquem, conforme a variância máxima (77%). Daí isto será posteriormente analisado, conforme necessidade, inclusive, se a escala necessitar de alterações, a fim de aprofundar a compreensão sobre o que a realidade veio a apresentar através destes resultados, que pode ser um fato curioso.  No entanto, por ser um projeto novo, e que tendo apresentado alguns entraves, pela média atribuída, boa parte dos envolvidos tiveram boa participação e consideraram-se/estavam efetivamente envolvidos. Além disso, como proposta exploratória de avaliação das ações foi produzida uma ótima escala de avaliação que poderá ser utilizada em eventos posteriores; informação assegurada pelos seguintes valores (α = 0,96); (KMO = 0,7; BST < 0,01; ײ = 3052,564; gl = 1128). Ainda todos os itens apresentaram boa discriminação, com valores acima de CD>0,20 e comunalidades acima de 0,50 indicando que os itens apresentaram explicação satisfatória das ações desenvolvidas a fim de evitar entraves e dificuldades. Isto foi o que durante as intervenções se buscou efetivar a fim de possibilitar o êxito nas ações e trabalhar com qualidade.  CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que o projeto tem sua legítima importância e, com apoio da instituição, propõem-se novas ações, com outras instituições sociais e firmamento de parcerias com as que foram contempladas. Vale ressaltar, que aulas de hip hop acontecem no abrigo e que propostas de aulas de ginástica para o lar de idosos estão surgindo, via projeto, conforme iniciativa dos envolvidos. Anseia-se que acadêmicos de outros cursos se aproximem da proposta e possam contribuir ainda mais com a questão do aprofundamento do compromisso e da responsabilidade social e daí, novas extensões, possam ser viabilizadas. Além disso, as etapas propostas nos indicadores de resultados poderão, posteriormente, ser mais aprofundadas através de diálogos orientados com os envolvidos.

 

BIBLIOGRAFIA

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ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação Dialógica: desafios e perspectivas. 2ºed. São Paulo: Cortez-Instituto Paulo Freire, 1999.

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