O conceito de saúde nos últimos anos passou por algumas reformulações, deixando de abordar apenas a ausência de patologias, para considerar o indivíduo em seu pleno bem-estar físico, social e mental. Nessa perspectiva, programas governamentais surgiram para assegurar esses benefícios, como o Programa Saúde na Escola (PSE), que visa atrelar uma ação permanente entre educação e saúde, proporcionando uma formação integral do alunado por meio de promoção, prevenção e atenção à saúde, visando combater algumas problemáticas que possam interferir no desenvolvimento pleno dos alunos da rede pública de ensino. Assim, entende-se a educação física como relevante nesse processo, haja vista o exercício físico ser considerado fator condicionante a uma vida saudável e melhor qualidade de vida. O presente trabalho objetiva desenvolver atividades lúdicas direcionadas para a promoção e prevenção da saúde do alunado de um Centro de Educação Infantil (CEI) do município de Crato-CE. O estudo trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa e caráter exploratório, ocorrido mediante estágio supervisionado do ensino superior no período de agosto e setembro de 2015, em um CEI localizado no município de Crato-CE, com 60 crianças de faixas etárias entre 04 e 05 anos de idade. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a observação participante e a exploração do campo de intervenção, por meio de atividades lúdicas que atuem na promoção e prevenção da saúde. Trabalhou-se com aproximadamente 50 atividades que se direcionavam para os aspectos de conhecimento sobre o corpo, expressão corporal, socialização e desenvolvimento motor, favorecendo, portanto, o combate ao sedentarismo, sendo este, condicionante ao aparecimento de outras doenças como problemas cardiovasculares, obesidade, hipertensão, diabetes e as doenças crônicas degenerativas. Destacamos o estímulo favorável, através das atividades propostas, para desenvolvimento de capacidades físicas como: velocidade, agilidade, coordenação motora e flexibilidade; psicológicos, possibilitando um maior relaxamento após as aulas e, de acordo com alguns professores da instituição, melhoria no comportamento e atenção nas aulas por parte de alguns alunos; e aspectos sociais, favorecendo a comunicação, expressão corporal e a convivência em grupo. Esses fatores nos levam a crer que a educação física quando bem trabalhada só tem a contribuir, seja de curto ou em longo prazo. Percebeu-se a importância de se trabalhar nessa perspectiva dentro do ambiente escolar, sendo que a educação física por meio de práticas sistematizadas, bem selecionadas e direcionadas, contribui, em grande parcela, na promoção da saúde e na melhoria na qualidade de vida das crianças, em seus aspectos físicos, sociais, mentais e comportamentais, auxiliando-os em uma futura conscientização e aquisição de hábitos saudáveis, por meio de práticas de promoção e prevenção a saúde.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Saúde nas Escolas. Brasília, 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/residencias-em-saude/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/14578-programa-saude-nas-escolas>.
BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Saúde na Escola. Brasília, 2012. Disponível em: <http://dab.saude.gov.br/portaldab/pse.php>.