RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO ESPORTES NA ESCOLA TEÓFILO RÊGO
DIAS, Maria Elineuda Rodrigues[1]
BENTO, Jéssica Maria da Silva[2]
NETO, Pedro Carolino da Silva[3]
OLIVEIRA, Jorge Alexandre Maia de[4]
Precisamos pensar uma nova maneira de realizar o exercício docente, pautada em diferentes estratégias de ensino na Educação Física escolar, que não se limitem apenas ao aprendizado de conteúdos, de gestos técnicos, de padrões de movimento, ao alcance de notas ou outras questões meramente quantitativas. Nessa perspectiva, o texto aqui apresentado traz reflexões de uma ação docente vivenciada na Escola Estadual Teófilo Rêgo, pelos bolsistas PIBID do subprojeto de Educação Física do CAMEAM/UERN, ação essa desenvolvida na turma do 6° ano do turno matutino, a qual teve auxilio do professor de Educação Física da referida instituição. O conteúdo abordado nessa ação foi o esporte, no entanto, optamos por trabalhar não focando no ensino de gestos ou técnicas, mas ampliando as possibilidades de percepção do aluno. Abordou-se atividades com foco em duas modalidades esportivas, o voleibol e o futebol. Os alunos vivenciaram práticas em forma de jogo que possibilitaram, indiretamente, a vivência de aspectos técnicos, todavia dispersos no todo. O fim não foi o gesto, mas uma vivência global em que o gesto existia. Paralelo a essas atividades, foram apresentados e discutidos vídeos que tratavam dos esportes e de valores que eram desenvolvidos. A intenção foi apresentar um olhar do esporte que não finda na perspectiva da vitória, mas que, com sua pratica coerente e intencional, outras aprendizagens seriam possíveis, como de valores morais. Desta forma objetivamos direcionar os aprendizados de maneira que contribuíssem para sua formação enquanto seres humanos, nosso foco principal era despertar valores importantes para sua vida, como respeito, união, companheirismo, entre outros. A necessidade de focar em práticas em que o humano ganhasse relevância surgiu nas reflexões que ocorreram e tem ocorrido no processo formativo propiciado pelo PIBID do qual fazemos parte. Diversas fundamentações teóricas nos instigaram a isso, dentre elas podemos citar Amor, Poesia e sabedoria (MORIN, 1997), Educação e o significado da vida (KRISTHNAMURTI, 1976) e O pequeno príncipe (SAINT-EXUPÉRY, 1997). Os autores e obras contribuíram de forma significativa para formação de nosso pensar e para a concretização da nossa ação docente. Por fim, essa experiência tornou-se bastante válida, visto que os alunos participaram ativamente e, todavia tais práticas precisam tornar-se constante, a fim de que os alunos, cada vez mais, aprendam uma condição de ser mais ativa e reflexiva.
Palavras-chaves: Educação Física. Esporte. Formação humana.
REFERENCIAS
KRISHNAMURTI, J. A educação e o significado da vida. São Paulo: Editora Cultrix, 1976.
MORIN, Edgar. Amor, poesia, sabedoria. Editora du Seuil, 1997.
SAINT-EXUPÉRY, A. de. O pequeno príncipe. Rio de janeiro: Agir, 1997.
[1] Discente do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
neudinha30@hotmail.com
[2] Discente do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
jessicambento@hotmail.com
[3] Discente do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
pedri.nho.carolino@hotmail.com
[4] Professor de Educação Física da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte
Jorge_alexandre16@hotmail.com