DE ALUNO A PROFESSOR: RELATÓRIO DE REGÊNCIA DO ESTÁGIO

JOANA DARC GONÇALVES DUTRA

Co-autores: JACIELLE GONÇALVES BEZERRA, ERISVELTON ALVES DOS SANTOS e ELEONORA NUNES OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

DE ALUNO Á PROFESSOR: RELATÓRIO DE REGÊNCIA DE ESTÁGIO

 

DUTRA, Joana Darc Gonçalves[1]

BEZERRA, Jacielle Gonçalves[2]

SANTOS, Erisvelton Alves dos[3]

OLIVEIRA, Eleonora Nunes[4]

 

 

RESUMO

 

O presente trabalho trata-se de um relato de experiências vivenciadas pelos estagiários de Educação Física da Universidade Regional do Cariri-URCA durante o período de regência do estágio supervisionado I, caracterizado pela educação infantil, realizado na creche comunitária Nossa Senhora de Fátima situada na cidade do Crato- CE. O ensino infantil é garantido por lei pra todas as crianças de 0 a 5 anos de idade.  Nessa perspectiva refletiu-se sobre as aulas de Educação Física, que foram ministradas pelo mesmo, bem como sobre as consequências da falta do referido profissional na educação infantil. Objetiva-se de forma geral apresentar nossa vivência no estágio I referente ao ensino infantil e especificamente a falta do professor de Educação Física na referida instituição. A pergunta problema que transcorre este trabalho é a seguinte: Qual a importância do professor de Educação Física na educação infantil? A escolha por essa temática surgiu pelo fato de não existir professor de Educação Física na educação infantil na instituição que ocorreu a regência do estagio e por sabermos que são inúmeras as contribuições que a Educação Física proporciona ao alunado. Os procedimentos metodológicos seguiram três etapas: Estudos teóricos sobre a Creche Nossa Senhora de Fatima. Compreensão sobre a importância do professor de Educação Física na educação infantil. E o relato de experiências dos referidos estagiários. Como resultados a pesquisa mostrou que é de suma importância a presença do professor de Educação Física na educação infantil, desta forma e que o estagio na educação infantil tem grande estima quanto a dar subsídios para os acadêmicos durante a sua formação, uma vez que proporciona uma melhor formação para os mesmo. Ainda foi possível concluir que houve grandes contribuições para o alunado através das aulas de Educação Física

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Estágio Supervisionado; Educação Infantil; Experiência.

 


[1] Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Regional do Cariri-URCA Contato: joanadarc1630@hotmail.com

[2] Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Regional do Cariri-URCA

[3] Acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Regional do Cariri-URCA Contato: evirvelton.santos006@gmail.com

[4] Licenciada em Educação Física pela Fundação do Ensino Superior de Pernambuco (FESP), Especialização em Educação Física Infantil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Doutora em Artes Visuallis y Educación, un Enfoque Construccionista do Programa de Pós-Graduação de la Facultad de Ciencias de la Educación - Universidade de Sevilla / España. Professora de Educação Física da Rede Estadual de Ensino (Ceará) de 1979 - 2010; professora do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA).

 

 

REFERÊNCIAS

 

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FERRAZ, Osvaldo Luiz; e FLORES,Kelly Zoppei; Educação física na educação infantil: influência de um programa na aprendizagem e desenvolvimento

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MITTMANN, Edinei Rodrigues; A contação de histórias na Educação Infantil. Três Cachoeiras, 2010.

 

OLIVEIRA, Victor José Machado de et al; O cotidiano da educação infantil e a

Presença da educação física na poética de Ser criança. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 1319, jan./mar. 2013;

 

SANTOS, Denise Guerra dos; Brinquedos Cantados na Psicomotricidade. Rio de Janeiro, 2003.

 

SILVA, Leodow Fernandes da; Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil: os desafios e possibilidades da prática lúdica para o desenvolvimento motor. Duas Estradas- PB, 2014.

 

AYOUB, Eliane; Reflexões sobre a educação física na educação infantil. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, supl.4, p.53-60, 2001;