A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

JOANA DARC GONÇALVES DUTRA

Co-autores: LUCIELTON MASCARENHAS MARTINS, MARIA CAROLINA GONÇALVES DUTRA e SAMARA MENDES SOUSA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

DUTRA, Joana Darc Gonçalves[1]

MARTINS, Lucielton Mascarenhas[2]

DUTRA, Maria Carolina Gonçalves[3]

SOUSA, Samara Mendes[4]

 

RESUMO

 

O referido trabalho trata-se do processo de aprendizagem da criança, baseando-se nas teorias de Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon, interligando-a aos jogos e brincadeiras, buscando compreender quais as contribuições que estes oferecem para este processo. Nessa perspectiva de estudo, refletiu-se sobre como os jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física atual sobre a aprendizagem das crianças no âmbito escolar. A escolha por essa temática surgiu a partir do momento em que os autores tiveram o primeiro contato com o âmbito escolar, realizando-se o estágio I de Educação Física, na educação infantil.  O objetivo geral do presente trabalho foi investigar sobre a importância dos jogos e brincadeiras no processo do desenvolvimento da aprendizagem da criança, bem como o processo da aprendizagem por meio dos mesmos. O problema surgiu da seguinte indagação: Qual a importância dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na educação infantil? Sua metodologia aborda um trabalho de caráter qualitativo e de cunho bibliográfico, uma vez que se utilizou das obras de Lev Vygotsky (1896-1934), Jean Piaget (1896-1950), Henry Wallon (1930, 1931, 1947), Brougère (1998) e Huizinga (2000), autores que relatam sobre o referido tema. Como resultados, a pesquisa demonstrou que os jogos e brincadeiras são de fundamental importância para o processo de aprendizagem da criança, uma vez que os mesmos são prazerosos a criança, ele possibilita que a aprendizagem ocorra com maior facilidade. Desta forma os jogos e brincadeiras contribuem para uma formação integra da criança, beneficiando seu cognitivo, afetivo e psíquico.

 

PALAVRAS-CHAVE: Jogos e Brincadeiras, Educação Infantil, Aprendizagem.

 


[1] Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Regional do Cariri- URCA. Contato: joanadarc1630@hotmail.com

[2] Graduado em Licenciatura em Educação Física (Universidade Regional do Cariri-URCA) e Especialista em Educação Física Escolar (Faculdade Integrada de Patos-FIP)

[3] Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Regional do Cariri-URCA. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Educação Física (PIBID) Contato: samaramendes.185@outlook.com

[4] Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Regional do Cariri-URCA. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Educação Física (PIBID) Contato: carolinadutras2@outlook.com

 

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Laurinda Ramalho; MAHONEY, Abigail Alvarena, (Orgs): A construção da pessoa na proposta de Henri Wallon. Ipiranga-SP: Edições Loyola, 2004.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental: Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, [Lei Darcy Ribeiro (1996): LDB: Lei de Diretrizes E Bases da Educação Nacional: lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional- 5ª. ed. Brasília: Câmara dos deputados, coordenação edições câmara, 2010.

BROUGÈRE, Gilles: A criança e a cultura lúdica. São Paulo-SP, 1998.

FONSECA, Vitor da: Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

HUIZINGA, JOHAN: Homo ludens. São Paulo-SP: Editora Perspectiva, 2000.

JESUS, Ana Cristina de: Como aplicar jogos e brincadeiras na educação infantil. Rio de Janeiro- RJ: Brasport, 2010.

KURY, Adriano da Gama: Minidicionário Gama Kury da língua portuguesa. Ubiratan Rosa. São Paulo: FTD, 2001.

Mariani, Daniela de Fátima: A Educação Física precisa da brincadeira na educação infantil?. 40 páginas. TCC em Educação Física Escolar- Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. Criciúma, 2009.

PIAGET, Jean: Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro-RJ: Forense Universitária, 1999.

SILVA, Antônia Pereira: A importância dos jogos/brincadeiras para a aprendizagem dos esportes nas aulas de Educação Física. 57 páginas. TCC em Esporte Escolar- Universidade de Brasília. São Luís- MA, 2007.

VYGOTSKY, Lev Semenovich: Pensamento e linguagem. Edição Ridendo Castigat Mores, 1896-1934.