OLHARES DADO A DANÇA A PARTIR DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL 4 DE SETEMBRO DA CIDADE DE PAU DOS FERROS- RN

MARCOS CÉSAR RIBEIRO DA SILVA

Co-autores: SANTOS, LUIS LUCAS OLIVEIRA, CARLOS, JOSÉLIA MARIANA SILVA e DUARTE, SUÊNIA DE LIMA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

A dança como cultura de movimento apresenta uma rica cultura do movimentar-se porque é uma das manifestações mais ligadas ao homem como sujeito da sua história, permeando uma riqueza de sentido e significados do mundo vivido. O movimento, portanto, não é somente algo físico, mas um movimento intencional construído dentro de um contexto vivido pelo homem que o torna concreto no mundo (FEIJÓ, 1996). Acreditamos que o ensino da dança inserida na Educação Física deve proporcionar aos alunos experiências de movimento orientadas e com objetivos, conteúdos e métodos que ultrapassem a reprodução de conhecimento. Partindo das leituras realizadas no PIBID de Educação Física do CAMEAM/UERN sobre a abordagem multirreferencial como propõe Barbosa (1998) a mesma passou a mediar nossas ações pedagógicas nas escolas sedes do PIBID. Com isso objetivamos apresentar aqui um relato de experiência de como foi desenvolvido um Projeto intitulado: Dança, viva e Educação Física, que teve como objetivo trabalhar a dança a partir de diversos olhares com os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Estadual 4 de Setembro da cidade de Pau dos Ferros-RN. A estratégia metodológica pensada nesse projeto foi desenvolvida em 08/aulas, nas quais a dança foi trabalhada a partir de diversos olhares e formas. Nessas aulas foram conduzido momentos sobre ritmos, em que os alunos ao som da música A pantera cor de rosa puderam sentir que todos nós temos a capacidade de dançar independente de sexo, cor, dimensões corporais, etc. Em outros momentos foi apresentado aos alunos diversos tipos de dança (regionais, internacionais, folclóricas) que foi abordado os significados da dança para um povo, assistimos o filme Se ela dança eu danço 2 (2007) como uma possibilidade de mostrar a dança como algo capaz de nos relacionarmos e expressarmos com o outro. Como produto final do projeto, solicitamos aos alunos que elaborassem um vídeo com uma coreografia escolhida por eles, há ser apresentada na turma para os colegas. Os mesmos ficaram livres para escolher o ritmo, a dança e local da gravação. O resultado foi animador, desde as primeiras aulas percebemos que os alunos ficaram bastante animados e empolgados com o conteúdo, os vídeos gravados pelos próprios alunos e apresentados ao restante da turma impressionaram, não pela dança realizada mais pelo envolvimento dos alunos até mesmo os mais tímidos. Este trabalho nos proporcionou grande crescimento e enriquecimento ao trabalhar o conteúdo dança, e por ter nos proporcionado por em pratica uma pluralidade de olhares sobre um conteúdo tão importante e muitas vezes esquecido nas aulas de Educação Física escolar.