DESAFIOS PARA O ENSINO PRÁTICO DE CIÊNCIAS - UMA REVISÃO

ANTONIO RONY DA SILVA PEREIRA RODRIGUES

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

Diferentes tendências pedagógicas predominaram ao longo dos anos, contudo, a didática continua até hoje centrando a necessidade da prática no processo de ensino-aprendizagem do ensino de ciências e das demais disciplinas, mas não têm acontecido de forma tão coesa, devido a articulação com o contexto da prática pedagógica desenvolvida nas escolas. A experimentação é uma parte importante para o aluno visualizar em campo ou laboratório os conteúdos abordados em sala de aula, é um método de expansão do conhecimento quando o mesmo é aplicado na realidade e também no âmbito cotidiano do praticante. Para a realização do estudo optou-se por uma revisão integrativa (RI). Revisão integrativa trata-se de uma metodologia que combina dados da literatura teórica e empírica, além de incorporar um vasto leque de propósitos: definição de conceitos, revisão de teorias e evidências, e análise de problemas metodológicos de um tópico particular. Assim, identificando lacunas de conhecimento, levantar o conhecimento já produzido, indicar prioridades para futuros estudos e incorporar a aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática Tendo em vista o objetivo do estudo, na primeira fase, foi proposto o seguinte questionamento: quais são os métodos pedagógicos aplicados ao ensino prático de ciências?. Para seleção dos estudos foi realizada uma busca entre os meses de março e abril de 2022, nas bases de dados ScienceDirect (Elsevier), PBi (Portal de Busca integrada da Universidade de São Paulo), Eric (Educational Resources Information Centre) Redalyc (Sistema de Información Científica Redalyc). A pesquisa por artigos foi feita através dos termos em língua portuguesa e inglesa "Teaching Science" and "Pedagogical methods" and "Science practice", junto ao operador booleano and. Para selecionar os artigos foram aplicados critérios de inclusão e exclusão, foram incluídos artigos publicados entre 2018 a 2022, em qualquer idioma, que estivessem disponíveis na íntegra e que respondessem o objetivo do estudo. 124 trabalhos foram lidos minuciosamente na íntegra, onde 15 responderam os objetivos do estudo e foram incluídos na amostra final da revisão. Estudos relatam a prática de ciências desde o ensino fundamental I ao ensino médio, fazendo uso de materiais alternativos. O emprego de materiais recicláveis ou de produtos da região estão crescendo cada vez, como o uso de plantas regionais para obtenção de corantes, sendo esse utilizado em aulas práticas de ensino de detecção de pH, no estudo de ácidos e bases. Além da aplicação de tecnologias digitais, como softwares que auxiliam no ensino de anatomia, cadeias químicas, termodinâmica, química orgânica, entre muitos outros conteúdos. Os desafios de se tornar um professor de Ciências na requer do licenciando propostas inovadoras que superem ausência de recursos didáticos, normalmente, não disponíveis nas escolas. Assim, considerando as particularidades regionais e estruturais de cada escola, necessita da realização de um projeto de intervenção a partir da vivência de cada local.