A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, sendo oferecida, gratuitamente, até os 5 anos de idade. Destarte, o presente artigo tem como objetivo avaliar a aplicabilidade de alguns princípios dos Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil, no Centro de Educação Infantil Irmã Zulmira, de São Gonçalo do amarante/CE, frente à práxis pedagógica dos seus docentes. Assim, o percurso metodológico contou com abordagem qualitativa, haja vista tratar de fenômenos sociais, mediante a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, por meio de aplicação da técnica da entrevista com roteiro semiestruturado, com 10 tópicos interpelados aos educadores, além de observação-participante das aulas e da estrutura da física do local de ensino. À rigor, no tocante à formação inicial e continuada, todos os professores são graduados em Pedagogia com especialização na área e contam com formação mensal para capacitação de sua didática e metodologia adequada aos pequenos. O planejamento ocorre semanal e mensalmente, visando a reflexão e escolha de quais conteúdos irá aplicar em sala de aula. Percebemos um certo engessamento no currículo, posto que os professores têm que realizar o seu planejamento obedecendo estritamente aos saberes "sugeridos" pela secretaria de educação do município. Acerca da estrutura da instituição de ensino, infere-se que não atende às especificidades dos Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil, uma vez que as salas não contam com espaços adequados para as atividades educativas, inexistindo inclusive uma sala específica para o planejamento educacional, que é realizado no pátio ou na secretaria da instituição. Destacamos positivamente, o quesito das condições de trabalho, uma vez que o governo municipal aprovou aumento salarial de 33,23% a todos os docentes, além da criação de vale alimentação e auxílio transporte, o que inexistia outrora. Em relação ao currículo, interação e práticas pedagógicas, o professor atua como mediador do processo de ensino-aprendizagem, pois toda as atividades pedagógicas, bem como as experiências trabalhadas procuram respeitas o ritmo e as singularidades das aprendizagens dos discentes. Aduzimos que a realização das aulas ocorre, respeitando os campos de experiências e a multiplicidade de linguagens apontadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em síntese, podemos detectar ranços naquela instituição escolar pela ausência de estrutura física adequada. Contudo, prevalecem os avanços, mediante as ações educativas de um quadro docente calcado nas perspectivas de compromisso com a inclusão e diversidade, dialogando com o binômio EDUCAR-CUIDAR.