O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS NA VISÃO DE GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

KLICIA BARRETO DA SILVA

Co-autores: MÁRIO JEOVÁ DOS SANTOS e LUANA LIMA GUIMARÃES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A pandemia oriunda da Covid-19 fez com que a sociedade do mundo todo tomasse algumas medidas de segurança, dentre elas o isolamento social e a suspensão das aulas em escolas e universidades.  Mediante o exposto, quando as aulas presenciais foram suspensas, os educadores e discentes tiveram que se reinventar e enfrentaram o desafio de reelaborar sua prática e sua forma aprendizagem, para assim dar continuidade nas aulas e formação, e para isso adotaram o ensino remoto. Entretanto nesse ano tivemos o retorno das aulas presenciais. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi investigar a percepção dos graduandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública frente ao retorno das aulas presenciais. A pesquisa utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário online, elaborado pelo Google Forms®, aplicado a 30 estudantes contendo 21 questões que englobam dados sociodemográficos e a percepção dos graduandos com retorno do ensino presencial. A análise dos dados foi pautada em uma abordagem quantitativa e qualitativa a qual ocorreu por meio de estatística descritiva simples no software Microsoft Office Excel 2016. Em relação aos resultados a maior parte dos graduandos são do sexo feminino (56,7%), com idades entre 18 e 24 anos (93,3%). Quando questionados sobre o meio de transporte para ir as aulas e o tempo de deslocamento, a maioria respondeu que faz o uso de transporte coletivo (53,3%) e que levam menos de 1h para chegar na faculdade (70%). Sobre a preferência do ensino presencial em relação ao ensino remoto, 90% dos estudantes preferem o ensino presencial e sobre as preocupações com o retorno das aulas, 53,3%, declararam que tinham preocupações em não conseguir suprir as demandas das aulas presenciais. Em relação as notas do ensino presencial em comparação com ensino remoto, 33,3% responderam que estão regulares, seguida por 26,7% que responderam que estão boas. Sobre o sentimento de segurança causado com a volta às aulas, 73,3% deles relataram que se sentem seguros. E sobre se sentir emocionalmente bem com o retorno das aulas presenciais, 43,3% não concordam nem discordam dessa afirmação já 33,3% concordam que estão emocionalmente bem. Diante disso, pondera-se que a maior parte dos graduandos preferem o ensino presencial ao remoto, que as notas não mudaram muito do ensino remoto para o presencial, que se sentem seguros sim com esse retorno. Além disso, o retorno ao ensino presencial possibilitou uma maior interação entre os próprios discentes e dos discentes com o professor facilitando assim a aprendizagem dos conteúdos.