O uso de filmes de animação em sala de aula possibilita que alunos e docentes tenham maior compreensão e assimilação sobre vários conteúdos que podem ser abordados de forma dinâmica através dessa linguagem audiovisual. A produção de audiovisual, além de desenvolver habilidades no uso da tecnologia, contribui com a formação do licenciando, na prática docente e de alunos das escolas regulares. Esses produtos audiovisuais agregam mais conhecimento à formação dos estudantes, permitem reunir música, imagens, vídeos, fotografias e, se usados de forma pedagógica, tornam a aprendizagem mais significativa. O objetivo do trabalho foi descrever um relato de experiência sobre a produção de animação para serem usados em espaços educacionais no ensino da Botânica. Para tanto, um dos roteiros teatrais produzidos ao longo do projeto de Iniciação Artística "Teatralizando a Botânica" desenvolvido em 2021, foram animados no site Animaker® com cenas exportadas para software MiniTool Movie Maker® para sua edição final e por fim é colocado no Google Drive® para revisão final da equipe elaboradora. Ao longo do processo de criação, edição e divulgação da animação muitos desafios foram superados, dentre eles: (i) aprender novas ferramentas tecnológicas que agregam maior riqueza de detalhes na animação; (ii) adequar-se a uma internet que, por ser lenta, dificulta o trabalho com os arquivos no site Animaker®; e (iii) a disponibilidade dos bolsistas para dublar o texto - por ser uma história que envolvia quatro personagens, foi preciso da ajuda dos demais bolsistas de Iniciação Artística para conclusão dessa etapa. Contudo, devido às problemáticas citadas, o prazo de entrega do produto final foi se estendendo, não conseguindo ser concluído no tempo inicialmente proposto. Perante os desafios e conquistas ao longo do processo é importante ressaltar que a prática contribuiu de forma significativa na formação docente dos bolsistas envolvidos. As atividades desenvolvidas auxiliaram em definitivo para incentivar o estudo de botânica por discentes de um curso de licenciatura em Ciências e Biologia. O produto gerado apresenta a disciplina de forma lúdica e criativa e contribui para desenvolver habilidades no campo das tecnologias, um saber tão necessário para o se fazer docente na vida atual. Assim, ressalta-se que, o presente trabalho contribui com a qualificação e formação docente ampliando seu leque de possibilidades para melhor atuar em sala de aula, valorizando o fazer pedagógico a superar desafios, e conseguir alcançar uma relação de ensino-aprendizagem efetiva e significativa para os sujeitos envolvidos.