EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ASCARIDÍASE NA DISCIPLINA DE ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS

SAMUEL DAVID CAPISTRANO MALVEIRA

Co-autores: GERMANA COSTA PAIXÃO, CLEIDE BEZERRA CAVALCANTE SILVA, MAYARA SETÚBAL OLIVEIRA, LYDIA DAYANNE MAIA PANTOJA e GUILHERME RODRIGUES DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Resumo: Os invertebrados são animais sem coluna vertebral, necessitando de formas e adaptações aos diversos ambientes. Com isso, o Ensino de Zoologia e Parasitologia são de suma importância, pois possibilita ao ser humano entender que as parasitoses intestinais são doenças causadas por "vermes" que podem ser helmintos arredondados, cilíndricos (nematelmintos) e chatos (platelmintos). Dentre estes, destaca-se a Ascaridíase, popularmente conhecida como bichas ou lombrigas, no qual o agente causador é o Ascaris lumbricoides, um representante da classe dos nematoides. Diante disso, verifica-se o quanto é interessante o domínio de conceitos básicos desta grande área por acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, já que faz parte do conjunto de conteúdo a serem abordados dentro da disciplina escolar de Ciências Naturais. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou relatar a experiência dos discentes mediante o tema Ascaridíase na forma de uma ação de divulgação educativa destinado à comunidade. Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos do curso de Ciências Biológicas a distância da UECE/UAB. O presente relato de experiência resultou da educação em saúde realizado em um Instituto Técnico de Educação Profissionalizante da própria comunidade, no quarto semestre da faculdade na disciplina de Zoologia dos Invertebrados, no período de maio de 2022. O público alvo foram alunos da área da saúde e que estão inseridos nos cursos para a formação de profissionais especialistas. O número de pessoas impactadas na ação, foram em média 10 - 12 alunos e a duração da atividade foi de 25 minutos. Foi abordado toda a caracterização da doença (Ascaridíase), tais como sintomas, dados epidemiológicos, nome popular, o agente etiológico, transmissor, reservatório, formas de transmissão e profilaxia, por meio de um folder, material necessário para a condução da atividade. Durante toda a explanação do conteúdo, foi deixado em aberto para que no momento das dúvidas fosse levantado a mão para qualquer pergunta, assim como teve a participação de alunos que trouxeram em seus contextos, ações importantes e que serviram de complementação ao que foi abordado, enfatizando um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto para que o aluno tivesse uma melhoria em sua aprendizagem e uma melhor interação entre educador e educando. Tal atividade foi uma oportunidade única e prazerosa na vida acadêmica do curso e da disciplina, um momento de crescimento e desenvolvimento, visto que esse processo é bastante reflexivo, proporciona construção, conscientização, o que levou a buscar estratégias para compreender, realizar e superar os desafios, visto que a educação é o processo constante de criação do conhecimento e de busca da transformação, reinvenção da realidade pela ação-reflexão humana. Ela influencia e é influenciada pelas condições de saúde, fazendo conexões com todas as situações cotidianas em seus complexos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais.