PERCEPÇÃO DO DISCENTE EAD ACERCA DO PAPEL DA TUTORIA NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

SAMUEL DAVID CAPISTRANO MALVEIRA

Co-autores: GERMANA COSTA PAIXÃO, GUILHERME RODRIGUES DA SILVA, MAYARA SETÚBAL OLIVEIRA, LYDIA DAYANNE MAIA PANTOJA e RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Resumo: É consagrada e continua em expansão a modalidade da Educação a Distância (EaD) no cenário educacional da sociedade contemporânea brasileira. Com isso, instituições podem ter, exclusivamente cursos e programas a distância, dispondo de recursos específicos para acompanhamento aos discentes, proporcionando-lhes apoio aos estudos, interação com os tutores envolvidos, a fim de motivá-los a permanecerem no processo de ensino e aprendizagem. A tutoria torna-se um dos elementos essenciais a esse modelo de ensino, pois estabelece o elo entre o aluno e a estrutura acadêmica, mediando a interposição das dimensões educativas. Dessa forma, o presente trabalho objetivou relatar a percepção de um discente mediante o papel da tutoria na EaD, refletindo acerca da mediação pedagógica, demonstrando as funções da tutoria no processo de ensino e aprendizagem nessa modalidade. Trata-se de um relato de experiência de um discente do curso de Ciências Biológicas a distância da UECE/UAB, realizado a partir da vivência do aluno com a tutoria a distância e presencial desde 2020 (primeiro semestre) até o presente momento (2022) nas disciplinas do respectivo curso que ocorrem no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Durante esse período de observação, foi possível perceber que o tutor presencial atua dando suporte nos encontros presenciais, nas aulas teóricas e práticas, tendo como suporte um grupo de estudos para suprir as dificuldades, nas aplicações das avaliações no polo de ensino, supervisionando e moderando as discussões em sala, além de manter o registro dos alunos. Já o tutor a distância, trabalha nas atividades solicitadas via rubricas de avaliação que são requisitadas no AVA, dando nota às tarefas e proporcionando feedback sobre o progresso dessas atividades, também supervisiona os projetos individuais e em grupo, ajuda os alunos a gerenciar seu estudo, motivando-os e também respondem ou encaminham questões administrativas. O tempo todo ambos os tutores assumem o papel de orientadores do aluno e coloca a sua disposição recursos que propiciam o discente a estudar de maneira autônoma, alcançando os objetivos do curso, assumindo a missão de articular todo o sistema de ensino e aprendizagem, acompanhando e avaliando a eficácia do curso. Com isso, destaca-se a importância do trabalho da tutoria na EaD, bem como o relevante papel e a mediação pedagógica realizada pelos tutores durante o processo de ensino e aprendizagem nessa modalidade. Há de se ressaltar também que o tutor na EaD se torna o protagonista desta ação educativa por fazer o elo nas relações aluno-professor conteudista e por ser mediador entre o conhecimento e os alunos. São necessários maiores investimentos no aperfeiçoamento dos tutores para que os mesmos possam alcançar ainda mais seu potencial, concretizar seus aperfeiçoamentos, sobretudo, no exercício profissional ao fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos discentes, atribuindo maiores espaços.