PODCASTS E SEUS BENEFÍCIOS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

JOSYANNE CLEMENTE CUSTÓDIO

Co-autores: JOSYANNE CLEMENTE CUSTÓDIO, MICAEL AMORIM VIEIRA, ANTONIO CÍCERO RODRIGUES DE SOUSA, LUANA LIMA GUIMARÃES, LUIZA ALVES DE ARAÚJO e GERMANA COSTA PAIXÃO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Podcasts são áudios produzidos para serem ouvidos em serviços de streaming ou baixados da internet, neles são abordadas diversas temáticas, organizadas em vários episódios. O termo podcasting vem da junção das palavras iPod que é o aparelho usado para reproduzir áudio e vídeo e broadcasting que é a ferramenta de distribuição de dados em gravação na internet através de programas específicos. Na educação a distância são recursos acessíveis, úteis e eficientes que permitem ao professor disponibilizar materiais didáticos pedagógicos como entrevistas, aulas, documentários, explicações do conteúdo, entre outros, em qualquer horário e em qualquer lugar. O estudante faz o download do arquivo disponibilizado pelo professor em seu smartphone, notebook, tablet, computador e pode ouvi-lo quando puder e quiser. Ainda, pode interagir em comentários nos aplicativos e plataformas onde foi disponibilizado o arquivo de áudio. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou descrever por meio de uma revisão da literatura os benefícios dos podcasts para o ensino a distância de Ciências e Biologia. O método se caracterizou por ser do tipo descritivo, bibliográfico com abordagem qualitativa para identificar artigos publicados sobre o tema e discorrer sobre como esses estudos impactaram na educação brasileira, bem como nas comunidades científica e social. Foi realizada a revisão da literatura na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), usando os descritores: educação tecnológica, Tecnologia da Informação (TIC), podcasting e método de ensino acrescidos do operador booleano "and." e dos filtros: em texto completo, na língua portuguesa, com os quais obtivemos doze artigos incluídos na revisão, publicados entre os anos de 2017 a 2022. Após a leitura completa e revisão bibliográfica a descrição dos achados foi sistematizada em duas categorias de acordo com as temáticas das pesquisas: o podcast como Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no ensino da Biologia; o ensino de Ciências pelo podcast e demais redes sociais. Essas categorias salientaram que a ferramenta é eficiente na aprendizagem, demonstrando-se como um recurso ativo e colaborativo para a produção de conhecimento. A flexibilidade, a facilidade de acesso e reprodução, inovação, orientação ao conteúdo, dinamismo e entretenimento foram apontadas como os principais pontos positivos nos artigos estudados. Como aspectos negativos, a falta de internet e aparelhos eletrônicos móveis, como por exemplo celulares, foram citadas como empecilhos ao uso dos podcasts. Para sanar os problemas foram apontadas nas pesquisas a distribuição gratuita do acesso à internet nas escolas e órgãos públicos. Desse modo, concluiu-se que os podcasts são alternativas de baixo custo, viáveis, práticas, adaptáveis aos conteúdos e motivadoras que ajudam o aluno a assumir o papel ativo no processo de ensino e aprendizado, logo podem ser facilmente aplicadas no ensino a distância.