No decorrer das disciplinas de Microbiologia e Parasitologia ofertadas em um curso de Ciências Biológicas de uma instituição pública, são desenvolvidas diversas atividades lúdicas, sendo uma delas a produção de modelos didáticos referentes aos grupos microbianos. Uma bolsa de iniciação científica foi fornecida para o desenvolvimento de um catálogo digital. A catalogação consiste em uma forma de organizar a informação, oferecendo um tratamento descritivo ao material, descrevendo todas as suas especificidades. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivida em um projeto referente à catalogação de modelos didáticos sob a perspectiva do bolsista responsável. O processo de catalogação sucedeu-se em etapas, onde, inicialmente, os modelos físicos foram contabilizados e divididos considerando a disciplina a qual pertenciam, foram analisados estruturalmente, a fim de saber quais necessitavam de restaurações, as quais foram realizadas considerando a necessidade de cada modelo individualmente. O processo de restauração gerou custos em materiais de papelaria, além de tempo de mão de obra. Para os protocolos dos modelos virtuais, a divisão foi realizada considerando os grupos de microrganismos (vírus, bactérias e fungos) e os semestres correspondentes à sua confecção pelos alunos. Após isso, foram elaboradas fichas catalográficas para cada modelo didático, as quais contém suas informações, como autoria, título, local onde se encontra, material utilizado, técnica, dimensões e código, dessa forma, objetivando organizar e facilitar o acesso a esses materiais por parte dos interessados. Vale ressaltar que para a execução dessas etapas foram utilizados diferentes aplicativos digitais e programas da web como softwares de fotografia, design, edição, criação de sites, entre outros. Mediante o desenvolvimento desse trabalho, constatou-se que o grande desafio encontrado foi a restauração dos modelos danificados, demandou uma grande quantidade de tempo e mão de obra para a mesma. Um outro desafio foi referente à criação da ficha catalográfica, já que era necessário encontrar um padrão quanto às informações presentes na mesma, que, em alguns casos, não estavam presentes em todos os modelos, como autoria e título. No mais, conclui-se, ainda, que a catalogação desses modelos é necessária para disseminação do uso e adaptação das ferramentas educativas em sala de aula, servindo de meio de consulta para o público docente e favorecendo a criatividade. Diante disso, espera-se, com todo o esforço da bolsista envolvida na criação desse catálogo digital, possa contribuir com o ensino em ciências e reforçar o uso de modelos na construção do conhecimento.