MONITORIA NA DISCIPLINA DE PROJETO DE MONOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

ELOA CRISTINA ARRUDA MARTINS

Co-autores: LYDIA DAYANNE MAIA PANTOJA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A monitoria acadêmica é uma das atividades que podem ser desempenhadas pelo aluno dentro da Universidade, é um preparatório para a docência e para o graduando de licenciatura, sendo uma excelente experiência. No semestre 2022.1 tive minha primeira experiência como monitora da disciplina de Projeto de Monografia de um curso de Ciências Biológicas presencial de uma instituição pública de referência no Estado do Ceará. Esse trabalho objetivou relatar minha experiência como monitora da disciplina de Projeto de Monografia. Foram revisadas memórias, anotações e conversas com alunos e com a professora da disciplina em aplicativo de mensagens para a escrita desse trabalho. Foi muito gratificante poder ajudar os alunos na escrita de seus projetos, que mais tarde serão seus trabalhos de conclusão de curso, processo tão importante para todo o graduando. Estar como monitora abriu espaço para que mais de um aluno viesse me relatar como estavam instáveis mentalmente, estar nessa posição foi desconfortável por não ser boa em reconfortar as pessoas tanto quanto eu gostaria e me fez refletir sobre a pressão que existe sob os universitários. Por fazer uma disciplina no mesmo horário, não pude estar presente nas aulas, isso me impossibilitou de estar mais próxima dos alunos, lamentei muito isso. Para dar as informações da disciplina, eu e a professora criávamos artes feitas no aplicativo de designer Canva, essa atividade estimulou minha criatividade e desenvolveu a minha escrita e noções básicas de designer. Dos 24 alunos matriculados, 17 passaram pela qualificação e foram aprovados. Estou ansiosa para conhecer os próximos alunos e poder ajudá-los na sua jornada acadêmica.