Diante do cenário atual da sociedade debater acercar da educação socioemocional voltada ao contexto de ensino se faz algo necessário, visto a importância e relevância dessa temática para o desenvolvimento dos indivíduos. Sabendo da existência da caminhada na tentativa de deixar para traz um período turbulento enfrentado mundialmente e causado pela ação de um vírus que acarretou diversos problemas sociais ainda restam resquícios em diversas áreas, das quais se pode citar: economia, cultura política, educação e saúde. O presente trabalho tem como principal objetivo argumentar a respeito de como as competências socioemocionais podem auxiliar as famílias e educadores a usar estratégias para usar com os indivíduos que tiveram que lidar por todo esse período com uma rotina nunca vivenciada. Muito se foi ensinado sobre os cuidados para tentar evitar a disseminação do vírus e assim proteger a saúde física, vale aqui ressaltar que além da saúde física está a saúde emocional dos seres-humanos, durante esse período era muito notável o quanto a população estava com suas emoções doentes pois as mesmas tiveram que enfrentar a insegurança, ansiedade, medo, solidão, a inconstância e indefinições, tudo isso provocou uma mudança de rotina muito drástica! Á face do exposto salienta-se que a Educação socioemocional se mostra apta a ser uma potente ferramenta pois envolve o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades comportamentais para lidar consigo mesmo e com a sociedade a sua volta. O ensino de habilidades como empatia, resiliência, autonomia, autoconhecimento e paciência podem incentivas as pessoas a tentar superar suas limitações, medos e frustrações. Para além da aquisição dos conteúdos das disciplinas de cada curriculum a Educação socioemocional objetiva preparar os indivíduos para a vida em toda sua amplitude. Portanto conclui-se que é necessário pensar em uma Educação que leve em consideração o sujeito de maneira plena, reconhecendo que as emoções são partes essenciais que também colaboram com o processo de ensino, aprendizado e desenvolvimento do indivíduo.