PROPAGANDO CONHECIMENTO POR MEIO DE CORDEL DURANTE A GRADUAÇÃO

FABRÍCIO DA SILVA PEREIRA

Co-autores: , FRANCISCO LEANDERSON PEREIRA DA SILVA, MARCELA BERNARDES PORTELA e GERMANA COSTA PAIXÃO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Resumo: O tema cordel desde algum tempo tem chamado a minha atenção, quando comecei a aprender sobre o "rimar" foi algo que realmente passei a gostar bastante. Por já admirar essa atividade lúdica, encontrei nos trabalhos acadêmicos a oportunidade de poder utilizar esta ferramenta a meu favor, o que me possibilitou não só aprender mais, como também transmitir esta forma de aprender com mais pessoas. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou relatar um acontecimento que foi de considerável importância para a minha carreira acadêmica, pois atuando como monitor pude obter a experiência de trabalhar com cordéis, tendo em vista que já gostava de fazer uso dos cordéis para subsidiar os meus trabalhos da academia. Através da participação nos biologandos, particularmente em uma Atividade Curricular Complementar (ACC) que estudamos; vi a oportunidade de compartilhar o conhecimento que estávamos estudando, por meio de um método que chama a minha atenção desde algum tempo. Ao começar a graduação em Ciências Biológicas, particularmente na ACC sobre plágio acadêmico comecei a dar início à construção de alguns cordéis, onde em cada biologando do curso tive a oportunidade de compartilhar com os colegas um cordel por vez. Considerei de suma importância contribuir nas discussões do fórum no modelo de cordel. O que tem me motivado a fazer este trabalho foi a forma com que se pode atuar com o cordel, a maneira de transmitir o assunto de forma rimada na minha perspectiva facilita a conquista do conteúdo. Em se tratando do plágio acadêmico, um assunto bastante recorrente, acredito mais produtos gerados sobre o tema na forma de cordel é de suma importância no combate a esta prática. Como resultado deste presente trabalho espero que um número considerável de pessoas tenha acesso ao mesmo, e que os que cometem tal prática possam se conscientizar de que é inviável realizar o plágio, e possam refletir que um trabalho bem-feito exige autenticidade, bem como originalidade. Outrossim, a atuação como monitor me possibilitou conhecer pessoas que agregaram bastante no aprendizado que com o passar do tempo vem sendo construído.