RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA MULTIPOLO EM UMA GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA E SUA INFLUÊNCIA DOCENTE

SAMIRA BARBOSA BARROS

Co-autores: STEFANNY RAABY ALVES DE LAVOR , LYDIA DAYANNE MAIA PANTOJA , JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES e GERMANA COSTA PAIXÃO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A monitoria acadêmica é uma importante complementação para a formação dos saberes necessários para a prática docente, exatamente pelo contato que existe entre a relação discente e docente que auxiliam na construção do ensino e aprendizagem no período da graduação e isso também ajuda na prática pedagógica. Além disso, a monitoria acadêmica se torna uma experiência realmente importante nesse processo de ser professor, é onde pode se identificar como docente pelas experiências que vai adquirindo durante o período que ocorre a monitoria e pelas orientações que receberá dos seus professores orientadores. Dentro desse contexto, objetivou-se relatar a experiência de duas discentes na monitoria acadêmica multipolo de uma graduação a distância. Trata-se de uma pesquisa descritiva que visa explanar as experiências das monitoras nas atividades que por elas são vivenciadas no curso de graduação de Ciências Biológicas a distância da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil (UECE/UAB) ofertada em cinco polos no interior cearense desde março/2022, vale destacar que todas as atividades realizadas pelas monitoras ocorrem online via Google Meet. O relato é embasado na experiência que as monitoras tiveram de março a junho/2022, após a seleção, houve uma reunião com os orientadores onde foi realizado o alinhamento pedagógico e discutido o cronograma das atividades e, além disso, ocorreu um momento de formação geral de monitores com o Programa de Monitoria Acadêmica da UECE. A monitoria do curso é composta por duas discentes e assim as atividades são dividias entre ambas. Sempre na primeira terça-feira do mês ocorre uma das principais atividades realizadas pelas monitoras, os grupos de estudos multipolo, onde são abordados os trabalhos que serão requeridos nas disciplinas ofertadas, as diretrizes dessas atividades e buscando sanar as dúvidas dos alunos, também vem ocorrendo uma oficina produzida pelas monitoras focada na criação do currículo lattes. Paralelamente, é feito a criação dos repositórios didáticos que estão sendo trabalhados entre as monitoras e á também a criação de cards falando dos trabalhos feitos pelas mesmas e postada no Instagram do curso e sempre que preciso estão à disposição de seus polos de origem para assistência em alguma aula presencial ou remota, todas as atividades efetuadas pelas monitoras são sempre com o auxílio dos professores orientadores. Tem sido possível observar que a monitoria vem auxiliando muito na expansão do conhecimento relacionado a prática docente, visto que o monitor adquire habilidades e uma melhor capacidade de interação, os grupos de estudos multipolo contribuem muito nesse aprimoramento à docência, porém infelizmente quando é realizado os grupos de estudos multipolo é notado uma baixa presença dos alunos, tornando essa interação um pouco distante, contudo sempre são propostas atividades que chamem a atenção dos alunos, tentando tornar esses momentos ainda mais interessantes. Em suma a monitoria vem sendo uma ferramenta importante na formação das discentes pelas experiências que elas vivenciam que influenciarão em suas carreiras como docentes.