METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO SIGNIFICATIVO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR

ANTONIO RONY DA SILVA PEREIRA RODRIGUES

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

As metodologias ativas são o início para o avanço de processos de reflexão, de integração cognitiva, de generalização, de reelaboração de novas práticas. Atualmente existem vários tipos de meios educacionais alternativos que o professor pode fazer uso pode utilizar para o ensino. O objetivo deste estudo foi analisar quais trabalhos trazem estudos relevantes sobre metodologias pedagógicas para o ensino de química orgânica nos diferentes níveis de educação. Para a realização do estudo optou-se por uma revisão integrativa (RI). Os estudos foram realizados entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022, nas bases de dados ScienceDirect PBi, Eric, Redalyc, através dos termos em língua portuguesa e inglesa "Teaching chemistry" and "Organic chemistry" and "Pedagogical methods" and "Chemistry practice", junto ao operador booleano and. 85 trabalhos foram lidos minuciosamente na integra, onde 12 responderam os objetivos do estudo e foram incluídos na amostra final da revisão. Foi possível observar que diferentes metodologias pedagógicas estão sendo aplicadas para o ensino significativo de química orgânica, em todo o mundo. Com destaque para o uso das tecnologias em sala de aula.