O desenvolvimento científico se torna cada vez mais importante para a sociedade, e deve ser incentivado desde a educação básica, para que os estudantes cresçam com a capacidade de pensar criticamente sobre as múltiplas questões do dia a dia. Uma alternativa para despertar a importância da iniciação e educação científica desde a educação básica é as feiras de ciências. Dessa forma o presente estudo buscou pesquisar na literatura sobre como as feiras científicas podem auxiliar no desenvolvimento científico na educação básica. Optou-se por realizar uma revisão integrativa de literatura. Foi possível observar que as feiras de ciências preparam os estudantes para pensar de forma mais autônoma, critica e criativa sobre o processo de construção dos conhecimentos, nas múltiplas áreas das ciências, além de desenvolver habilidades de buscar, organizar, analisar e expor resultados. A oportunidade de participar de pesquisas e apresenta-las em feiras de ciências possibilita ao estudante aprender conteúdos antes abstratos, mas agora práticos através dos experimentos, seja através de sua pesquisa ou visualizando as pesquisas de outros estudantes, oportunizando um aprendizado coletivo. Dessa forma, o presente trabalho contribui com novas reflexões acerca de como as feiras de ciências podem ser importantes para o desenvolvimento de novos processos criativos, autônomos, significativos dentro da educação básica, proporcionando aos estudantes novos olhares sobre o estudar e fazer ciência, através da iniciação e educação científica.