APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CITOLOGIA COM O USO DO MODELO DIDÁTICO NO ENSINO SUPERIOR

MARIA BONIZA NOGUEIRA NETA

Co-autores: JOÃO TIAGO MOURA DA SILVA, CARLÚCIA ANGÉLICA DE SOUSA SANTOS, LYDIA DAYANNE MAIA PANTOJA e GERMANA COSTA PAIXÃO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Uma das grandes dificuldades do ensino é a forma como o conteúdo é abordado e como é conquistado pelo educando. Com a intenção de revigorar o interesse dos estudantes de Biologia é necessário introduzir a criatividade e ludicidade na sala, tornando a aula mais atrativa aos olhos do educando, uma boa proposta para isso é o modelo didático que proporciona interação e aproximação do conteúdo. Dentro desse contexto, objetivou-se descrever os desafios de construção e aplicação de um modelo didático no ensino superior. Para tanto, durante a disciplina de Técnicas de Transmissão do Conhecimento Biológico, semestre 2022.2, em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância, polo de Jaguaribe-Ceará, os alunos foram desafiados a elaborar e apresentar um modelo didático de uma célula eucarionte. Os materiais utilizados para representar a estrutura celular foi uma bola de isopor e para as organelas usou-se massinha de modelar, matérias acessíveis financeiramente, fácil de encontrar e manusear, sem intercorrências. Após sua confecção, durante um encontro presencial no polo de apoio, foi possível uma breve revisão do conteúdo antes da aplicação  do mesmo. Em seguida, em sala de aula, foi feito uma roda de conversa, o que permitiu com que a célula fosse repassada aos demais colegas, foi usado uma música para que no momento que parasse de tocar fosse o indicativo de que a célula deveria ficar com o último aluno que a tocou, diante disso, usou-se uma caixa com perguntas básicas sobre a função das organelas e pedimos a identificação da mesma no modelo didático. Foi apresentado a 11 pessoas, colegas de graduação e professor da disciplina, recebemos um feedback de uma aula contextualizada e contemporânea que reforça a aprendizagem cooperativa e foi atribuída a nota máxima. A realização da atividade teve uma interação expressiva e permitiu que alunos se ajudassem, relembrando conceitos estudados anteriormente e a identificação de cada parte da célula. Constatou-se que o modelo didático é um grande aliado na construção do conhecimento, despertando interesse e vontade de estudar.