A adaptação a modalidade a distância não é uma tarefa fácil, precisa que o aluno se torne protagonista de sua vivência acadêmica, ser autônomo, saber flexibilizar o tempo, ter organização e planejamento. Diante das inúmeras características necessários ao aluno dessa modalidade, o presente trabalho consistiu na produção de uma síntese sobre as impressões iniciais de uma graduação a distância e as oportunidades de um aprendizado acessível e de qualidade que a mesma nos proporciona, do ponto de vista de duas discentes de uma licenciatura em Ciências Biológicas a distância. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo relato de história de vida. Diante da perspectiva de cursar uma graduação a distância o fator que levou a escolha desta modalidade, foi o fato de que a mesma se adequar às condições das discentes, que precisam lidar com a dura realidade de não poder cursar uma universidade pública na cidade à qual residem e da necessidade de se deslocar à uma cidade vizinha ou distrito para cursar o ensino superior. Os dados apresentados são relativos aos dois semestres cursados, em 2022.2 e 2023.1, nas disciplinas de Introdução a EaD, Matemática e Biofísica. Durante a disciplina de Introdução a EaD, especificamente nos primeiros dias de aula, pode-se observar alguns desafios como adequação e adaptação ao ambiente virtual de aprendizagem, o Moodle®, ter mais flexibilidade no administrar do tempo e desenvolver a capacidade de atuar como protagonistas do próprio aprendizado, no decorrer do primeiro semestre, essas dificuldades tornaram-se menores e surgiram outras que ainda persistem nas disciplinas de Matemática e Biofísica, como aprender a utilizar as ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento e produção de atividades como as micro aulas, infográficos, jogos didáticos, podcasts, entre outros. Se o ensino presencial, o chamado "tradicional" já é algo desafiador, imagine-se no lugar de um aluno acostumado ao ensino regular, limitado entre paredes, viver tal experiência, romper com as barreiras do aprendizado e descobrir sua autonomia, nessa nova forma de ensino, de forma síncrona e assíncrona, desvendando novos caminhos sem sair do seu próprio território, geograficamente falando. Através da licenciatura em Ciências Biológicas a distância passamos a ter acesso a uma plataforma repleta de conhecimento, que nos impulsiona a buscar mais informações e através da realização das diversas atividades propostas, percebemos a importância de atuarmos como autoras de nosso aprendizado, ter determinação e persistência é algo essencial para superar os obstáculos vivenciados. Apesar das dificuldades, o sentimento mais concreto é o de realização, o fato de estarmos construindo os degraus do conhecimento que nos levarão à realização dos nossos sonhos e à concretização do nosso "eu" profissional.