CARTILHA EDUCATIVA COMO FERRAMENTA NA PROPAGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ARBORIZAÇÃO URBANA

DANIEL CELESTINO DOS ANJOS

Co-autores: : ANTONIO ALCIDES GOMES FILHO, MARIA HAYMÊ VAZ DE AQUINO, FRANCISCA HERBENIA AMORIN DA SILVA, BRUNO EDSON CHAVES e ROSELITA MARIA DE SOUZA MENDES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

No ambiente urbano, a vegetação mostra-se fundamental e relacionada a múltiplos benefícios, sendo importante para o bom planejamento urbano. Todavia, é comum notar o pouco conhecimento da população sobre a temática. Desta forma, faz-se necessário utilizar de diferentes estratégias para divulgar e ampliar o conhecimento da população sobre o assunto. Dentre as estratégias mais utilizadas está o uso de Cartilhas Educativas, este recurso fornece informações de forma clara, concisa e acessível e tem-se se mostrado eficaz para a propagação do conhecimento científico, especialmente quando se trata de alcançar públicos mais amplos e diversos; pode ser disponível de modo impresso ou digital, tornando-as acessíveis a uma ampla gama de pessoas, aptas a serem compartilhadas em comunidades, escolas, bibliotecas, centros comunitários e online. Assim, o presente trabalho, objetivou socializar informações científicas sobre arborização da cidade de Canindé através de uma cartilha educativa. Para tanto, foi realizado o levantamento do tipo censo da flora das praças da cidade, com a lista de espécies foi elaborada a cartilha, esta focava na descrição e potencialidade do uso das plantas encontradas. A cartilha apresentou dados de 12 espécies, todas as espécies apresentam: (i) uma descrição geral, evitando termos detalhes técnicos, isso permite que as pessoas adquiram conhecimentos básicos sobre um assunto específico sem se sentirem sobrecarregadas com informações complexas; (ii) informações sobre origem (exótica ou nativa) e uso potencial; e (iii) atividades interativas, como perguntas, exercícios práticos e quebra-cabeças, cruzadinhas para envolver os leitores e incentivar a participação ativa no aprendizado científico. Evidencia-se que o uso de tal ferramenta permite que o processo de aprendizagem seja eficaz, é de baixo custo.

 

Apoio: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Bem como, está vinculado a produção científica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, modalidade a distância, da Universidade Estadual do Ceará em parceria com a Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB.