Em uma sociedade que se modifica a cada instante, principalmente por conta do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) não seria a escola a ficar à margem dessas modificações. Nesse sentido à escola é a mais afetada e deve acompanhar essa nova realidade. Perante o exposto, surge a indagação: o uso do celular pode contribuir com a aprendizagem dos estudantes? Com o avanço das TIC’s as escolas são desafiadas a repensar novas concepções de ensino e aprendizagem e dessa forma devem reconhecer os impactos dessas tecnologias na sala de aula e dessa forma o docente deve também desenvolver novas atitudes frente a essa nova demanda. Assim, objetivou-se investigar se o uso do celular pode facilitar a aprendizagem em sala de aula. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa de pesquisa desenvolvida em três etapas: estudo sobre o tema e a literatura, coleta dos dados através de questionários online (Google Form®) aplicado a estudantes em uma escola estadual do município de Pacatuba, Ceará e de acordo com a adesão dos sujeitos. Na terceira etapa houve a análise dos dados e sua discussão fundamentados no referencial teórico estudado. O projeto discutiu a inserção da temática do uso do celular em sala de aula acompanhando a evolução das TIC’s e observando ser nítida a maior integração dos estudantes com esses instrumentos. Essa temática põe em discussão a legislação em vigor que se torna bastante obsoleta e evasiva frente as novas demandas da sociedade e da educação e do uso do celular como nova ferramenta pedagógica. A pesquisa revelou que dos 536 estudantes do Ensino Médio, pesquisados, 84% acreditam que o uso do celular seria benéfico e poderia sim ser usado como ferramenta pedagógica em sala. Para, 57% dos estudantes dominar os recursos tecnológicos oferecidos pelo celular ajuda na compreensão dos conteúdos. Já, 80% dos entrevistados afirmam desconhecer a lei que proíbe o uso do celular em sala de aula. Acredita-se que o maior impacto gerado pela pesquisa resida no fato da descriminalização do aparelho celular uma vez que ele é tido como vilão e no contexto pandêmico percebeu-se, que sim, eles podem contribuir de maneira eficaz na promoção da educação desde que inserido de forma planejada na elaboração das aulas. Quando bem mediados os estudantes poderiam utilizar diversos materiais e aplicativos como ferramenta pedagógica e potencializadora do ensino, como preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dessa forma o uso das TIC’s também ajuda o trabalho docente, pois desenvolve novas metodologias e novos recursos em sala de aula e dessa forma evidencia-se que só a lousa e os livros não são mais suficientes para manter os estudantes interessados em aprender.