Educar é um desafio, e como todo desafio é necessário traçar estratégias para alcançar os devidos fins. Uma sala de aula com um professor detentor de verdades absolutas, com um grupo de estudantes passivos, é um modelo anacrônico. A interatividade e a ludicidade são ferramentas, que quando usadas adequadamente, auxiliam a potencialização do processo de ensino e aprendizagem. Jogos didáticos são capazes trazer uma vivência escolar mais integrada e plena, onde o estudante internaliza sensações, prazeres formando seu próprio conhecimento. Nesse ínterim, objetivou-se descrever um jogo didático no campo da biofísica da visão elaborado por um licenciando. O jogo didático De Olho no Olho (jogo de associação e indicação) foi elaborado e confeccionado como objeto de culminância de uma atividade da disciplina de Biofísica do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil, polo Novo Pabussu - Caucaia/CE. O jogo pode ser executado como uma disputa entre equipes. De Olho no Olho é constituído de 10 cartas (cada uma com uma descrição), 10 opções de respostas para as tais descrições e um tabuleiro com uma figura esquemática do olho humano e manual de instrução. O conteúdo tratado no jogo mostra o olho como um sistema biológico de lentes capaz de distinguir cores e captar luz e suas principais estruturas (cristalino, córnea, pupila, íris, humor aquoso, esclera, humor vítreo, retina, coroide e nervo óptico). Contudo, o complexo sistema de lentes que compõem o olho humano pode não atuar perfeitamente, onde foi possível tratar das principais falhas na visão humana, como a miopia e a hipermetropia. Como a técnica mais tradicional para corrigir essas anomalias são as lentes corretivas, as mesmas foram apresentadas: as lentes divergentes e as lentes convergentes. A turma deve ser organizada em equipes, e cada equipe aponta uma carta, o professor deve ler o conteúdo/descrição da carta para a equipe e pedir que seja indicada a reposta adequada, indicando no tabuleiro o local exato da estrutura citada. Além de divertido para a turma, este jogo estimula as funções mentais complexas, pois envolve a prática de estratégias de memorização por meio de associações verbais e visuais, categorização e criação de imagens mentais. É indicada para atividades desenvolvidas para alunos da 6ª série do Ensino Fundamental como encerramento/prática dos conteúdos olho humano e lentes corretivas. O jogo foi apresentado presencialmente, em junho/2023, ao professor formador de Biofísica e para turma presente no polo Pabussu - Caucaia/CE. O jogo de De Olho no Olho obteve avaliação máxima, demonstrando seu potencial para aplicação em sala de aula.