UM SÁBADO NO PARQUE, IMPACTOS AMBIENTAIS OBSERVADOS DURANTE UMA AULA DE CAMPO EM MARANGUAPE-CE

JOSÉ GUILHERME MIRANDA CHAVES

Co-autores: JOSÉ GUILHERME MIRANDA CHAVES, FRANCISCOLEANDERSON PEREIRA DA SILVA e MARCELA BERNARDES PORTELA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo


Normas do Resumo Simples para o IV Encontro da BioEaD

Para cadastro do trabalho o(a) autor(a) deve ter a disposição os dados abaixo:

Título: UM SÁBADO NO PARQUE, IMPACTOS AMBIENTAIS OBSERVADOSDURANTE UMA AULA DE CAMPO EM MARANGUAPE-CE
Palavra-chave 1:Licenciatura
Palavra-chave 2: Aula Prática
Palavra-chave 3:Ambiente de Aprendizagem
Tipo de Apresentação: Oral
Autor:José Guilherme Miranda Chaves
Co-autor 2:FranciscoLeanderson Pereira da Silva
Co-autor 3:Marcela Bernardes Portela
OBS1: O trabalho pode ter até 6 autores, contando com o(a) autor(a), os(as) co-autores(as) e o(a) orientador(a).
OBS2: O autor submissor não precisa listar seu nome, quem está logado no sistema já está automaticamente como autor do resumo, devendo ele(a) fazer a submissão.
OBS3: O nome do(a) orientador(a) deve constar como o último nome.
Resumo:Uma aula de campo é sempre uma vivência muito importante para qualquer área de estudo. É durante esse tipo de aulaque os alunos têm a oportunidade de observar e vivenciar o objeto do estudo, extraindo assim mais informaçõese compreendendo melhor a teoria vista em sala de aula. Diante do tema, o objetivo é descrever os principais impactos ambientais observados durante uma aula de campoda disciplina de Ecologia do curso de Ciências Biológicas, realizada no município de Maranguape no parque Ecológico Professor Renato Braga. Este parque é uma área verde de 7,52 hectares situada na área urbana da cidade, originalmente o parque pertencia ao IBAMA, mas atualmente está cedido à prefeitura de Maranguape-CE.Trata-se de um estudo descrito de abordagem qualitativa.Frente aos aspectos ecológicos durante a aula, foi possível observar as interações ambientais, em especial, pois o Parque fica em uma área urbana e possui uma dimensão relativamente pequena, os chamados efeitos de borda são bem acentuados. Os ruídos e vibrações causados pelo movimento de veículos, que passam nas ruas que delimitam o Parque, fazem com que a presença de animais próximo às bordas seja reduzida, sendo observado apenas alguns insetos e aves que não fazem parte da fauna nativa da região, no caso os pardais.Outro impacto perceptível e que também é causado pela presença humana é a introdução de animais domésticos na zona do parque. Foram observados animais como gatos, cachorros, bovinos e frangos criados por moradores vizinhos ao Parque. Em determinados pontos não se consegue distinguir se a área em que os animais estão é particular ou pertence ao Parque, mas ficou nítido que a presença desses animais impacta de forma negativa a flora e fauna locais.A presença de mamíferos locais é praticamente inexistente, foi observado apenas um soim (Callithrixjacchus), pequeno primata típico das matas da região. Os demais animais que poderiam habitar o parque como pequenos roedores, algumas espécies de veados e alguns répteis não foram observados levando a pensar na total inexistência no local o que nos leva a crer que esses animais foram vítimas dos predadores exóticos, gatos e cachorros, e do próprio homem. Algo que ficou bem nítido, é que as espécies vegetais conseguem resistir melhor a ação humana do que as espécies animais. Em suma, com a aula de campo foi possível constatar diferentes impactos ambientais, mostrando-se promissora para colaborar na formação de futuros biólogos.
Atenção! O resumo será submetido pelo sistema do evento, nenhum arquivo será encaminhado pelo autor, apenas as partes do presente arquivo serão transferidas para os espaços destinados dentro do sistema.