IMPORTÂNCIA DA LEITURABILIDADE NA APRENDIZAGEM EM CURSO DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

LIVIA FREIRE DE LIMA

Co-autores: ALAYDE BEZERRA LIMA, LYDIA DAYANNE MAIA PANTOJA, MAYARA SETÚBAL OLIVEIRA ARAÚJO e GERMANA COSTA PAIXÃO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A leiturabilidade na aprendizagem em cursos de graduação na modalidade a distância (EaD) tem despertado cada vez mais atenção de pesquisadores e educadores. O objetivo deste estudo é investigar a importância da leiturabilidade na melhoria da compreensão e no engajamento dos estudantes em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância. Trata-se de uma pesquisa descritiva que envolveu a análise de materiais didáticos, como textos argumentativos descritivos, podcasts, e os comandos das atividades enviadas pela plataforma, utilizados em curso de EaD, a aplicação de métricas de leiturabilidade e a coleta de dados sobre a percepção dos estudantes em relação à clareza e acessibilidade dos textos. Os resultados apontam que a leiturabilidade exerce um papel significativo na aprendizagem dos estudantes. A análise dos materiais didáticos revelou que muitos deles apresentam complexidade textual e falta de estratégias para facilitar a compreensão dos conteúdos. As métricas de leiturabilidade mostraram que esses materiais podem ser considerados de difícil leitura, o que pode impactar negativamente na aquisição do conhecimento pelos estudantes. Ao considerar a percepção dos discentes, observou-se que a clareza e a acessibilidade dos textos influenciam diretamente na motivação e no engajamento dos alunos. Aqueles que percebem os materiais como mais legíveis e compreensíveis demonstram maior interesse e participação ativa nas atividades propostas. Por outro lado, os estudantes que enfrentam dificuldades na leitura e compreensão dos textos tendem a se sentir desmotivados e podem ter um desempenho acadêmico comprometido. A discussão dos resultados destaca a importância de se promover a leiturabilidade nos cursos de graduação, por meio da adoção de estratégias como o uso de linguagem clara, estruturação adequada dos textos, uso de recursos visuais e adaptação aos diferentes perfis de estudantes. Essas medidas podem contribuir para uma experiência de aprendizagem mais efetiva, estimulando a compreensão dos conteúdos e o envolvimento dos estudantes. Diante dos resultados obtidos até o momento, é possível concluir que a leiturabilidade desempenha um papel crucial na aprendizagem em cursos de graduação na modalidade a distância (EaD). A melhoria da legibilidade dos materiais didáticos pode ter um impacto significativo no engajamento e na compreensão dos estudantes. Portanto, é fundamental que os profissionais envolvidos na elaboração desses materiais considerem a leiturabilidade como um aspecto central, buscando estratégias e recursos que facilitem a compreensão e tornem o conteúdo mais acessível. Essas considerações finais reforçam a importância contínua de pesquisas e práticas que promovam a leiturabilidade como parte essencial da experiência de aprendizagem em graduação na EaD.