PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS QUANTO A ECOSSISTEMAS MARINHOS AMEAÇADOS

LIVIA FREIRE DE LIMA

Co-autores: LYDIA DAYANNE MAIA PANTOJA, DANIEL CELESTINO DOS ANJOS , ALAYDE BEZERRA LIMA, LUCAS OLIVEIRA DA SILVA e RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A conservação de ecossistemas é importante para a manutenção da biodiversidade e a sustentabilidade ambiental, sendo fontes inesgotáveis de conhecimento e descobertas científicas, oferecendo uma rica fonte de inspiração para a inovação tecnológica e o desenvolvimento de soluções sustentáveis para desafios globais. Dessa maneira, compreender a percepção de futuros professores de Ciências Biológicas é fundamental tanto para verificar se eles se sentem aptos para lidarem com as questões ecológicas em sala de aula, quanto para promover reflexão sobre atitudes e interesse em relação à conservação desses ambientes. Assim, objetivou-se analisar a percepção de licenciandos de um curso de Ciências Biológicas, modalidade a distância, sobre os ecossistemas marinhos ameaçados. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa. Os alunos responderam a um questionário, com foco no conhecimento sobre ecossistemas marinhos, as possíveis ameaças que sofrem, a importância da conservação e o envolvimento do respondente em atividades de preservação. Os dados coletados foram analisados utilizando-se estatísticas descritivas. O questionario foi enviado para os discentes do 6º período, obtendo o retorno de 11 alunos. A maioria dos alunos possui conhecimento básico sobre ecossistemas marinhos e suas possíveis ameaças, sendo citadas fatores como a poluição, a pesca predatória e o aquecimento global. Sobre as ameaças ao ecossistema marinho, os respondentes citaram fatores como "aumento da acidificação carbônica nos oceanos.", "acúmulo de lixo que gera prejuízo aos organismos marinhos", "o desenvolvimento costeiro" e "o crescimento populacional acelerado". No que se refere o papel dos profissionais de Biologia na conservação dos ecossistemas marinhos, os participantes citaram fatores como, "é necessário oportunidades profissionais para atuação nas áreas específicas de competência desses profissionais". 27,27% relataram não ter familiaridade com a acidificação dos oceanos e o impacto do plástico nos ecossistemas marinhos. 27% relataram que já participaram de atividade prática relacionada à conservação de ecossistemas marinhos. 100% acreditam que a educação ambiental é importante para formar profissionais mais capacitados na conservação dos ecossistemas marinhos e 72% têm interesse de se envolver em atividades de preservação de ecossistemas marinhos no futuro. Ainda foi relatado sobre desafios e superações no que se refere a conservação dos ecossistemas marinhos, sendo destacada resposta como, "os desafios enfrentados na proteção dos oceanos são complexos, mas é fundamental que hajamos em conjunto para superá-los. A contaminação por lixo marinho, a pesca predatória, a destruição de habitats, as mudanças climáticas e a poluição química são apenas alguns dos desafios que exigem ação imediata e coordenada". Dessa forma, é possível concluir que os licenciandos de Ciências Biológicas têm consciência da importância dos ecossistemas marinhos ameaçados e estão dispostos a se envolver em ações de conservação, revelando um bom nível de conhecimento geral e uma postura favorável à conservação. No entanto, é necessário aprofundar o conhecimento sobre as ameaças e seus impactos, bem como incentivar a participação em atividades práticas de preservação. A inclusão de disciplinas e projetos relacionados à ecologia marinha e à conservação desses ecossistemas no currículo do curso pode contribuir para a formação de profissionais mais capacitados e engajados na proteção dos ambientes marinhos.