IMPACTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DO CONTATO COM A NATUREZA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DO POLO DE MARANGUAPE/CE

EVELYN LOPES TAVEIRA

Co-autores: FRANCISCO LEANDERSON PEREIRA DA SILVA e MARCELA BERNARDES PORTELA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Este resumo apresenta um relato de experiência sobre o desenvolvimento e impacto da educação ambiental e do contato com a natureza na promoção da saúde mental. A pesquisa foi conduzida durante uma aula de campo da disciplina de Ecologia para estudantes do curso de Ciências Biológicas a distância, realizada no Parque Ecológico Professor Renato Braga, localizado em Maranguape/CE. A aula teve como objetivo principal observar e caracterizar o ecossistema da região, incluindo clima, hidrografia, relevo, solo, fauna e flora local, bem como evidenciar as diferentes relações ecológicas presentes. A metodologia adotada consistiu em uma visita técnica ao ecossistema, identificando suas características através de anotações frente as explicações fornecidas ao longo das trilhas e o registro fotográfico, a fim de compor um relatório individual. Ao conversar com os colegas que participaram do momento, houve a indicação que a experiência de contato direto com a natureza promoveu uma conexão emocional e contribuiu para o bem-estar mental dos estudantes. A imersão na natureza foi associada a uma redução dos níveis de estresse e ansiedade, fornecendo um ambiente propício para a restauração e relaxamento. A discussão dos resultados ressalta a importância da educação ambiental e do contato com a natureza como estratégias efetivas na promoção da saúde mental. A vivência direta com o ecossistema proporcionou aos estudantes uma compreensão mais profunda da importância da conservação ambiental e das interações entre os elementos naturais. Além disso, destacou-se a relevância de experiências práticas para estimular a conexão com a natureza, promovendo o engajamento dos estudantes e incentivando a adoção de comportamentos mais sustentáveis. Como considerações finais, enfatiza-se a necessidade de ampliar iniciativas de educação ambiental e promover mais atividades de contato com a natureza, tanto no contexto acadêmico quanto na sociedade em geral, a fim de promover uma maior conscientização ambiental, o bem-estar mental e a formação de cidadãos comprometidos com a preservação do meio ambiente.