ELABORAÇÃO DE HQS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA A DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

ANA DARLY VIEIRA BESERRA DE MENESES

Co-autores: JOSYANNE CLEMENTE CUSTÓDIO, LYDIA DAYANNE MAIA PANTOJA, LUANA LIMA GUIMARÃES e GERMANA COSTA PAIXÃO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

As Histórias em Quadrinhos (HQs) há bastante tempo fazem parte da cultura popular como uma forma de entretenimento e de apresentar histórias cativantes. Entretanto, recentemente descobriu-se o grande potencial educacional dessa ferramenta. As HQs, são ilustradas e apresentam a história em textos curtos, utilizando uma linguagem mista de expressões, proporcionando uma experiência agradável ao leitor. Nesse contexto, o professor, desempenhando seu papel, pode aplicar os conceitos da Biologia em uma história interessante, desenvolvendo personagens para que o aluno desfrute de uma leitura satisfatória e adquira o conteúdo apresentado. Para a disciplina de Fisiologia Vegetal, a ferramenta é uma alternativa para diminuir a abstração dos conceitos característicos das plantas, aspectos relacionados a fotossíntese, nutrição mineral, resistência, relações hídricas, dentre outros atributos do desenvolvimento dos vegetais ao dinamizar o conteúdo. O presente trabalho teve por objetivo relatar a experiência na elaboração de histórias em quadrinhos na disciplina de Fisiologia Vegetal em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância. O método aplicado foi um estudo descritivo do tipo relato de experiência, com base na avaliação discente do 7º semestre de um Curso de Ciências Biológicas a distância. Como recursos para a produção da HQ, foi usado notebook com internet e o aplicativo Pixton® foi empregado como instrumento para a elaboração das histórias. O Pixton®, é um aplicativo no qual o usuário precisa fazer login e senha, e em seguida são apresentadas diversas opções para a criação de quadrinhos. O usuário pode escolher entre pacotes pagos ou a versão gratuita do aplicativo, embora as limitações da última devam ser levadas em consideração. O processo de criação obedeceu a um roteiro pré-estabelecido, incluindo os conceitos estudados na disciplina de Fisiologia Vegetal. Em seguida, as partes foram construídas. Para a junção dos quadrinhos, utilizou-se sarjetas, grafismos e recordatórios, além da aplicação de outros elementos gráficos, ao final da elaboração o arquivo foi salvo no formato PDF. As histórias em quadrinhos produzidas foram relacionadas as temáticas de fotossíntese e nutrição, bem como em outras aplicações cotidianas da Fisiologia Vegetal, como por exemplo a agricultura, produção de alimentos, medicina e saúde, paisagismo, jardinagem, conservação ambiental, preservação de ecossistemas, educação, ensino e pesquisa científica. Como resultados da produção de histórias em quadrinhos, notou-se o desenvolvimento de habilidades criativas. Para a história ser convincente, progredir e manter-se dentro da proposta estabelecida, além de abordar os conteúdos estudados na disciplina, foi necessário pensar em um roteiro coerente e interessante. Dessa forma, considerando como competência necessária ao futuro docente em Biologia a reinvenção da maneira de transmitir o conhecimento e permitindo que o aluno exerça seu protagonismo, determinou-se que a experiência de criação de histórias em quadrinhos no Pixton® foi satisfatória para os graduandos em Ciências Biológicas. Ela proporcionou o contato com novas ferramentas didáticas estimulando a criatividade e permitiu que o futuro professor pense em formas de desenvolver um relacionamento com o aluno.