Ao criar uma atividade é comum contar com diretrizes ou orientações para auxiliar na sua execução. Essas diretrizes são critérios pré-definidos que estabelecem as expectativas em relação ao desempenho e resultado esperado do aluno. Além disso é possível utilizar rubricas, que são ferramentas que fornecem estrutura de avaliação mais detalhada. Elas consistem em uma lista de critérios específicos, e suas descrições, geralmente acompanhado de uma pontuação, que facilita a avaliação e a qualidade do trabalho realizado. Diante do tema, objetivou-se comparar os critérios de correção de uma mesma atividade, elaboração de texto dissertativo, com uso de diretrizes e de rubricas, comparando notas e feedbacks. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa. Houve o comparativo de dados da disciplina de Introdução a EaD realizada nos anos 2020 e 2022 nos polos de Orós e Jaguaribe-Ceará, envolvendo a elaboração de um texto dissertativo. No tocante ao desenvolvimento do aluno utilizando o mesmo comando da questão, elaboração de um texto dissertativo, as notas foram maiores nas correções com as rubricas, a média foi 80/100, enquanto as atividades corrigidas com diretrizes a média foi 73/100. Ao analisar os feedbacks com notas parecidas, no uso de rubricas observou-se mais informação, desde uma saudação seguida de uma justificativa mais rica para a nota, determinando quais os reais critérios usados para se chegar à pontuação em comparação a correção com diretrizes com presença de uma saudação e emissão da nota sem uma justificativa tão embasada, destacando um ou outro aspecto de melhoria para o aluno. Logo, ao se estabelecer diferentes níveis de competência, as rubricas permitem que os avaliados tenham uma compreensão compartilhada dos padrões de desempenhos esperados. Isso contribuí para a transparência e objetividade nas avaliações, reduzindo a subjetividade e o viés. As rubricas e diretrizes desempenham um papel fundamental na avaliação e orientação de desempenho, entretanto as rubricas fornecem critérios claros e objetivos para avaliar o desempenho de indivíduos, equipes ou projetos, promovendo a transparência e a justiça nas avaliações. Por fim, destaca-se que ambas auxiliam no desenvolvimento profissional, oferecendo feedback construtivo e orientação para crescimento contínuo.