A INFLUÊNCIA DOS HÁBITOS ALIMENTARES NA SAÚDE DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DA MESORREGIÃO DO CENTRO-SUL CEARENSE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

ANTONIO CÍCERO RODRIGUES DE SOUSA

Co-autores: HELOÍSA CANDIDO COSTA, JOSYANNE CLEMENTE CUSTÓDIO, GRÉGORI PORFÍRIO DE LIMA , LUANA LIMA GUIMARAES e GERMANA COSTA PAIXÃO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A alimentação saudável escolar desempenha um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, estando intimamente ligada à qualidade da aprendizagem, bem-estar físico e psicossocial. Além disso, abrange aspectos socioculturais, como dieta, estilo de vida, hábitos e comportamentos. O conhecimento desses fatores é essencial para a criação de ações de prevenção e promoção da saúde, assim como para a implementação de planejamentos curriculares que incorporem práticas nutricionais efetivas na escola. Tais medidas devem ser adotadas tanto dentro quanto fora do ambiente escolar. Baseando-se nisso, o objetivo desse trabalho foi relatar a experiência na realização de ações de educação nutricional aplicadas em uma escola da Mesorregião do Centro-Sul cearense. O método se caracterizou por ser uma pesquisa qualitativa do tipo relato de experiência, na qual foram realizadas atividades de educação nutricional em trilhas de aprendizagem que incluíram rodas de conversa e questionamentos. Os participantes da ação foram estudantes do 6° ao 9° ano totalizando em média 240 estudantes. No desenvolvimento das ações foram utilizados slides e vídeos com temáticas relacionadas à dietética infanto-juvenil, grupos alimentares, doenças nutricionais e fatores de risco. Para a coleta dos dados foram empregados registros em relatórios e observação participante. A análise dos dados foi realizada por meio das narrativas dos participantes, registros fotográficos e anotações em diários de vivências. As narrativas dos alunos destacaram uma alimentação deficiente em nutrientes, comumente baseada em alimentos industrializados ou fast food, comidas prontas e rápidas, sem os nutrientes necessários para um equilíbrio nutricional importantes para o corpo e suas funções, e um consumo excessivo de sal, açúcares, gorduras e corantes, além do consumo frequente de líquidos, como refrigerantes. Também foram mencionados relatos de hipertensão e resistência insulínica, sugerindo o desenvolvimento de doenças crônicas oriundas dá alimentação inadequada ingerida no cotidiano pelos estudantes. A maioria dos participantes relatou não praticar atividades físicas regularmente nem ter um sono adequado que aliado a má alimentação pode gerar problemas graves de saúde. Dessa forma, os resultados refletiram que muitos estudantes têm uma dieta carente de nutrientes essenciais para uma boa qualidade de vida. Como solução para abordar essas problemáticas, foram implementadas atividades de educação nutricional com o auxílio de uma equipe multiprofissional. Além de promover uma alimentação saudável na escola, foram desenvolvidas atividades que incentivaram a adoção de dietas adequadas por parte de cada estudante. Dessa forma, as ações educativas em trilhas de aprendizagem foram ferramentas importantes para identificar situações problemas, despertar aprendizagens colaborativas e novos comportamentos nos estudantes, bem como disseminar informações mais saudáveis e conscientizar de maneira simples como melhorar hábitos alimentares.