Normas do Resumo Simples para o IV Encontro da BioEaD
Para cadastro do trabalho o(a) autor(a) deve ter a disposição os dados abaixo:
Título: Licenciatura na comunidade através do horto de plantas medicinais de um Centro Vocacional Tecnológico em Beberibe-Ceará
Palavra-chave 1: Especificações Didático-Pedagógicas
Palavra-chave 2: Aprendizagem
Palavra-chave 3: Ensino Superior
Tipo de Apresentação: Oral
Grande Área de Conhecimento: analisar com base no tema o que melhor se encaixa.
Área de Conhecimento: analisar com base no tema o que melhor se encaixa.
Sub-Área de Conhecimento: analisar com base no tema o que melhor se encaixa.
Co-autor 1: Francisca Lúcia Ribeiro de Sousa
Co-autor 2: Gislene dos Santos Gomes
Co-autor 3: Alicia de Lima Garcia
Co-autor 4: Germana Costa Paixão
OBS1: O trabalho pode ter até 6 autores, contando com o(a) autor(a), os(as) co-autores(as) e o(a) orientador(a).
OBS2: O autor submissor não precisa listar seu nome, quem está logado no sistema já está automaticamente como autor do resumo, devendo ele(a) fazer a submissão.
OBS3: O nome do(a) orientador(a) deve constar como o último nome.
Resumo: As plantas medicinais são aquelas que apresentam ação farmacológica, ou seja, ajudam na cura ou tratamento de doenças. As plantas medicinais são usadas há muito tempo pelos antepassados e são conhecidas por terem um papel importante na cura e tratamento de algumas doenças. As substâncias encontradas nas plantas que permitem a cura ou tratamento de doenças variam de espécie para espécie e normalmente estão relacionadas com a defesa da planta e com a atração de polinizadores. Essas substâncias, alcaloides, mucilagens, flavonóides, taninos e óleos essenciais, quando possuem ação farmacológica, dão a planta a classificação de medicinal. Diante da importância da temática, o presente trabalho objetiva descrever a estrutura do horto de plantas medicinais do Centro Vocacional Tecnológico de Beberibe, Ceará e reportar sua capacidade de aproximar a licenciatura com a comunidade. Trata-se de uma pesquisa descritiva de um espaço de plantas destinado a comunidade, sendo assim, uma área experimental de resgate da cultura tradicional no cultivo e uso de plantas medicinais para tratamento e cura de doenças, estando disponíveis 09 espécies de plantas para uso: Babosa (Aloe vera); Capim Santo (Cymbopogon citratus); Chambá (Justicia pectoralis); Corama (Kalanchoe pinnata); Colônia (Alpinia speciosa); Malvarisco (Plectranthus amboinicus); Mastruz (Chenopodium ambrosioides); Boldo (Peumus boldus) e Erva Cidreira (Melissa officinalis). As plantas são divididas em 8 canteiros e são cuidadas por duas pessoas ligadas ao CVT. Esse espaço é utilizado pela comunidade e pelos alunos do Ensino Fundamental. Esse horto foi criado por iniciativa da comunidade em parceria com a secretaria de saúde do município de Beberibe e o CVT faz a manutenção do mesmo e com frequência gera palestras para alunos do Ensino Fundamental sobre o conteúdo de plantas medicinais, mantendo a interação entre as escolas o polo e a comunidade, permitindo acesso as plantas e a propagação aos saberes reais sobre suas ações e como devem ser usadas pela população.
Atenção! O resumo será submetido pelo sistema do evento, nenhum arquivo será encaminhado pelo autor, apenas as partes do presente arquivo serão transferidas para os espaços destinados dentro do sistema.