As vacinas promovem o desenvolvimento de resposta imunológica artificial, possibilitada pela intervenção humana, com a finalidade de preparar o sistema de defesa contra doenças. Elas introduzem em nosso organismo partículas ou os próprios microrganismos causadores das doenças, porém enfraquecidos. Isto oferece a oportunidade de apresentarmos uma primeira resposta imunológica, em condições mais favoráveis. Os agentes presentes na vacina não têm um grande potencial de virulência, ou seja, capacidade de causar a doença, o que nos permite desenvolver defesas sem que fiquemos doentes. Neste contexto, objetivou-se com esse estudo relatar uma aula demonstrando como funcionava a vacina e o que era imunidade de rebanho através de uma prática experimental. Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo, realizado no âmbito do Programa da Residência Pedagógica (PRP), do subprojeto de Biologia, da Universidade Estadual do Ceará - UECE, campus Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC, Quixadá/CE, Brasil. A prática foi realizada por residentes de iniciação a docência juntamente com a professora preceptora na eletiva de Microbiologia de uma escola pública envolvida com o projeto. Com a prática foi possível perceber que os alunos assimilaram bastante os conceitos trabalhados, uma vez que atividades experimentais são fundamentais para promover interações entre o aluno-aluno e aluno-professor. Portanto, os experimentos são explicações acessíveis e eficientes para deixar o conteúdo mais significativo para os educandos.