O Estágio Curricular Docente é um processo fundamental na formação de futuros professores, uma vez que possibilita experiências reais em sala de aula, no que se refere à necessidade de planejar e executar aulas mais atrativas e objetivas. Com esse viés, pode-se elencar as metodologias ativas como um poderoso aliado no aprendizado dos alunos, podendo ser amplamente utilizadas no ensino de Biologia. O presente trabalho objetivou trazer as reflexões advindas das práticas laboratoriais e inovadoras, realizadas a partir da vivência proporcionada pela disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio de uma licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância, polo de Canindé-Ceará. Dessa forma, os licenciandos auxiliaram os alunos do Ensino Médio a terem um melhor entendimento sobre os métodos adotados para a correta execução e estudo de vários experimentos científicos. A abordagem se deu a partir de um estudo qualitativo onde se verificou que os alunos se desenvolveram mais em um ambiente em que eles mesmos podiam produzir suas próprias lâminas de análise laboratorial, tornando o conhecimento mais eficaz. As produções de maquetes também se mostraram como metodologia significativa, onde os estudantes puderam construir recursos didáticos tangíveis, que proporcionaram aos alunos um maior interesse no assunto abordado, além de despertar a curiosidade e melhor apreensão dos conteúdos. Tornou-se perceptível uma melhor apreensão e domínio da nomenclatura técnica, que muitas vezes se torna um obstáculo no aprendizado. Diante do exposto constatou-se como as metodologias podem ser exploradas pelo docente para tornar a aula mais dinâmica para jovens, especialmente do Ensino Médio, pois os mesmos são tendenciados a ter mais curiosidade por algo inovador. Nesse sentido o Estágio Supervisionado proporcionou vivenciar a aplicação de metodologias ativas e contribuir com o aprendizado dos alunos do Ensino Médio de forma significativa.