O USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA POSSIBILITADA PELO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO

MARINA LOPES DA SILVA CUNHA

Co-autores: VIVIANE LOPES DA SILVA, CHRISTIANE RIBEIRO AFONSO FERREIRA DE SOUSA, LYDIA DAYANNE MAIA PANTOJA e FRANCISCO BRUNO SILVA LOBO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Resumo: O Estágio Supervisionado traz grandes contribuições para o desenvolvimento profissional, pois possibilita uma vivência mais próxima daquilo que aguarda os futuros docentes no exercício do magistério. É perceptível que o processo de formação de um professor é algo muito complexo, pois requer aquisição de conteúdos didáticos teóricos e práticos. O objetivo desse trabalho é relatar uma experiência com modelos didáticos, possibilitada pela disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância. A realidade do Ensino Médio é bem diferente do Ensino Fundamental, uma vez que, ao invés de crianças, o professor terá que trabalhar com adolescentes, em processo de passagem para idade adulta, com pouca maturidade e com uma diversidade de personalidades. Nesse sentido, durante o processo do estágio, é natural que surjam dúvidas no que se refere a forma mais eficiente de se comunicar e repassar conteúdos para esta categoria específica de alunos. Nas observações realizadas foi possível perceber que os alunos eram bastante ativos e precisavam estar sempre ocupados para poderem manter atenção ao assunto discutido na aula. Dessa forma, para ministrar as aulas, os estagiários tiveram que buscar mecanismos que fossem atrativos o suficiente para que os alunos conseguissem absorver aquilo que estava sendo ministrado. Assim, uma das aulas ministradas priorizou evidenciar o protagonismo dos alunos, para que estes participassem de forma direta. Na ocasião, os estudantes foram orientados a trabalharem em equipes para construção de mini ecossistemas, a partir de modelos didáticos. Esta prática possibilitou o uso de materiais simples, como terra, matéria orgânica proveniente de adubo natural, plantas, pedras e outros. Os modelos didáticos possibilitaram a integração entre os conteúdos de ecologia, contribuindo não apenas para o aprendizado dos estudantes envolvidos, como também para o intercâmbio entre estes, promovendo a difusão do conhecimento e desenvolvendo a criatividade no trabalho em grupo. A atividade em questão foi de grande aproveitamento, possibilitando interação efetiva entre licenciandos e estudantes do Ensino Médio. Essa vivência trouxe grandes contribuições para o processo de ensino e aprendizagem, evidenciando o estágio curricular como uma fase indispensável para uma formação profissional de estudantes de licenciatura.