ESTRUTURA CELULAR AMPLIADA DESTINADA AO ENSINO SUPERIOR

MARIA JOCINARA DA SILVA DE OLIVEIRA

Co-autores: ALICIA DE LIMA GARCIA, LAURA HELENA PINTO DE CASTRO e GERMANA COSTA PAIXÃO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

O modelo didático desponta como um recurso eficaz no meio pedagógico, sendo bastante utilizado para auxiliar no processo de aprendizagem, em algumas salas de aula, para um melhor resultado, é possível utilizar estruturas de forma ainda mais realista, como no caso das células. As células desempenham muitas funções no corpo humano, sendo consideradas a menor unidade de um ser vivo, caracterizadas como elementos funcionais e estruturais podendo estarem isoladas ou unidas umas às outras, trabalhando de maneira integrada onde cada uma possui uma função específica como proteção, produção de energia, nutrição e reprodução. Diante da importância da célula, o presente resumo objetiva apresentar uma estrutura celular ampliada adquirida por um Laboratório de Ciências destinado ao Ensino Superior presente no Centro Vocacional Tecnológico do polo de Beberibe-CE. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa. O modelo denominado de "TGD - 0002 Célula Ampliada", trata-se da retratação realista de uma estrutura celular eucariótica ampliada aproximadamente 20.000 vezes, onde pode-se observar a presença das estruturas como o retículo endoplasmático, membrana plasmática, mitocôndrias, lisossomo, núcleo, complexo de Golgi, centríolos e vacúolo. O modelo foi confeccionado em plástico, pesando aproximadamente 3 Kg e apresenta 100 cm de altura por 40 cm de comprimento e 50 cm de largura. O mesmo foi adquirido em junho/2023, desde sua chegada o mesmo foi apresentado aos licenciandos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB, permitindo o estudo e a visualização da estrutura de uma célula eucariótica. O modelo tem lugar de destaque dentro do laboratório e sua presença chama a atenção de todos, em especial, pelo fato das organelas serem representadas em relevo e diferenciadas por cores para uma melhor compreensão. A aquisição do mesmo aponta que a gestão tem se preocupado em oferecer recursos didáticos de qualidade que permitirão melhor compreensão do conteúdo de Citologia abordado pelo professor e que os alunos poderão usá-lo para entender melhor o mundo celular.