As metodologias ativas são recursos estratégicos no aprendizado dos alunos e podem proporcionar uma melhor aproximação com o conteúdo estudado, como através da construção de Histórias em Quadrinhos - HQs. Deste modo, objetivou-se relatar a vivência sobre o aprendizado adquirido com a construção de HQs na disciplina de Histologia e Embriologia Animal Comparada do curso de Ciências Biológicas a distância, polo Novo Pabussu - Caucaia-Ceará. Durante a graduação são utilizadas várias metodologias ativas e diversos recursos didáticos que proporcionam e estimulam o futuro profissional à docência, a desenvolver seu protagonismo, além de proporcionar transformações em sua prática pedagógica. A atividade para o desenvolvimento da HQ foi solicitada na disciplina Histologia e Embriologia Animal Comparada, sobre fecundação e desenvolvimento embrionário em diferentes grupos de animais seguidos por uma lista de temas disponíveis para a escolha do estudante (1- Peixes; 2 - Saropsideo; 3 - Mamíferos; 4- Anfíbios,). Feito a escolha dentre os grupos listados, foi elaborado de forma individual uma HQ, apresentando as etapas ocorridas desde o encontro dos gametas, fecundação, formação do zigoto, clivagem, gastrulação até a neurulação. A atividade deveria ter entre 16 e 24 quadros, seguindo as normas da diretriz de avaliação disponibilizadas para os estudantes. Em seguida, foi necessário realizar pesquisa sobre o assunto, para a produção de um texto criativo, abordando diferentes formas de linguagens (onomatopeias, gráficas diferenciais, símbolos, entre outros), que chamasse a atenção do leitor e ao mesmo tempo apresentasse ideias, opiniões através de suas figuras/desenhos, tornando a HQ lúdica e divertida. Em seguida foi escolhido o Canva®, plataforma online gratuita, que possibilitou trabalhar com uma grande diversidade de design. A partir dessa atividade foi possível ter uma maior segurança do conteúdo, além de possibilitar que os estudantes tenham conhecimento e assim utilizem em sala de aula com seus futuros alunos ao concluir o curso de licenciatura, além disso o uso da HQ proporcionou um maior envolvimento na aprendizagem do entendimento de como ocorre a fecundação em mamíferos placentários e identificação das etapas do desenvolvimento embrionário, pois necessitava de conhecimento prévio adquirido após leitura de material acadêmico e a utilização de imagens das etapas do desenvolvimento embrionário. Embora as dificuldades de utilizar os aplicativos e desenvolver da criatividade foram os maiores obstáculos, mas a soma das ações permitiu o aprendizado efetivo.