RELATÓRIO DE AULA DE CAMPO NO PARQUE ESTADUAL BOTÂNICO DO CEARÁ, ENTRE VIVÊNCIAS, OBSERVAÇÕES E ANOTAÇÕES

CYNTIA BERNARDO RIPARDO

Co-autores: SÉPHORA LUCIANA DE CASTRO BASTOS SAMPAIO, LYDIA DAYANNE MAIA PANTOJA, GERMANA COSTA PAIXÃO e JÉSSICA SILVA DO NASCIMENTO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

As aulas de campo são de suma importância para graduandos em Ciências Biológicas, pois o contato e a visualização in loco, despertam um olhar mais preciso na contextualização dos conteúdos abordados nas disciplinas acadêmicas. Dessa forma, objetivou-se descrever a confecção de um relatório final produzido por discente após a realização da aula prática de campo durante a disciplina de Morfologia e Taxonomia de Espermatófitas de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância. Antes da realização da aula de campo foi explorado o conteúdo de forma teórica, com o estudo da identificação das estruturas vegetais das plantas com sementes, suas diferentes espécies, hábitat, além de suas possíveis características medicinais e seus eventos evolutivos que culminaram com a conquista do ambiente terrestre pelas espermatófitas. Em junho de 2022 foi realizado a aula prática de campo no Parque Estadual Botânico do Ceará com a presença dos licenciandos do polo Novo Pabussu, Caucaia, junto à tutora presencial e a professora formadora da disciplina de Morfologia e Taxonomia de Espermatófitas. Após realizada a atividade proposta, passou-se a ter maior propriedade para construir o relatório final da aula prática de campo, sendo necessário o apoio do roteiro da aula disponibilizado para todos os estudantes, o mesmo apresentava os objetivos a serem alcançados pelos mesmos durante a aula. Foi necessário a câmera fotográfica, celular e internet para leitura do QRcode (placa de identificação dos vegetais), o caderno e caneta, para registrar o passo a passo da aula prática de campo e as observações em campo, análise e discussões desenvolvidas com o grupo de estudantes, professores e tutores. Além disso se fez necessário que o estudante tivesse conhecimento das normas para produção do seu relatório final e das rubricas a serem avaliadas, pois de acordo com o comando da atividade avaliativa da disciplina, o graduando teve que trabalhar a formatação o seu relatório final referente às atividades realizadas, contendo uma estrutura de texto acadêmico com: Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados e Discussão (incluindo os devidos registros fotográficos), Considerações Finais e Referências. Diante do exposto com a realização da aula prática de campo, além de lúdico, despertou a autoestima, interações sociais, afetividade e aprendizado entre os participantes. A presença ao parque contribui no desenvolvimento das aprendizagens, com as vivências, observações, anotações e registros fotográficos, tornando o relatório final de aula prática campo, um texto rico de conhecimentos que foram correlacionados com o estudo em sala de aula no campo, vivenciando de perto a riqueza da biodiversidade, à luz da ciência, existente no Parque Estadual Botânico do Ceará.