MICROTALK COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO ENTRE MONITORIA-ALUNOS DE UMA LICENCIATURA

LUCAS JACINTO MOTA

Co-autores: RODRIGO ALMEIDA SARAIVA, LYDIA DAYANNE MAIA PANTOJA e GERMANA COSTA PAIXÃO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O MicroTalk surge como um momento de comunicação entre monitoria e alunos, trata-se de uma adaptação inspirada nos programas televisivos tipo talk show, sua tradução para a língua portuguesa significa programa de entrevista. O MicroTalk caracteriza-se como encontros quinzenais durante a carga horária da disciplina, com duração de 20 minutos, onde a monitoria descreve as atividades e os critérios de correção sobre as atividades avaliativas e demais demandas da disciplina. Esse formato de comunicação surgiu na disciplina de Microbiologia de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em Fortaleza-Ceará durante o período da pandemia de Covid-19, onde as aulas passaram a ocorrer em ambiente virtual, via Google Meet para ações síncronas e Google Sala de Aula para as demandas assíncronas. O MicroTalk passou a ser uma opção de contato e diálogo entre os monitores e estudantes durante a disciplina. Nesse ínterim, objetivou-se descrever as percepções dos alunos da disciplina de Microbiologia sobre uso do MicroTalk pela monitoria. A metodologia adotada nesta pesquisa é de natureza descritiva de cunho quantitativo, em que a análise dos dados se deu pelo Google Forms®, aplicado após o encerramento da disciplina. No total 19 estudantes responderam o instrumento, no que se refere a frequência do MicroTalk durante a disciplina, comunicação dos monitores com os alunos e segurança dos monitores com o conteúdo, 94,7% avaliaram como ótimo e 5,3% julgaram como bom, cada questionamento. Em relação a atualização científica dos monitores, 89,4% avaliaram como ótima, 5,3% como bom e 5,3% como regular. Por fim, 100% dos estudantes avaliaram como ótima essa forma de se comunicar com a monitoria, logo, a atuação da monitoria teve um rendimento satisfatório na percepção dos alunos. Constata-se que o MicroTalk ajudou a aprimorar a relação entre a monitoria-estudantes, permitindo que a disciplina seja proveitosa para o processo formativo do aluno, evitando dúvidas sobre os critérios de avaliação de cada atividade, garantindo, portanto, o máximo de aproveitamento pelo estudante.