ENSINO INTEGRAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BEBERIBE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

MARIA THALITA DE PAULA DA SILVA

Co-autores: ÉRICA NOGUEIRA QUEIROZ e GUILHERME RODRIGUES DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O município de Beberibe deu início em maio de 2023, ao sistema de tempo integral em escolas da rede pública municipal de ensino. A ação realizada por meio da Secretaria de Educação em parceria com o Centro Vocacional Tecnológico (CVT)/Polo UAB em Beberibe, visa beneficiar a aprendizagem contínua dos estudantes, bem como garantir a oportunidade de vivenciar novas práticas metodológicas que colaborem no ensino e aprendizagem. Duas escolas da sede do município foram escolhidas para fazer parte do projeto inicial. No sistema integral foram ofertadas as turmas de 5° ano e 9° ano as seguintes eletivas: Iniciação Científica, Promoção da Saúde, Projeto de Vida, Aprofundamento em Matemática, Aprofundamento em Língua Portuguesa, Informática e Atividades Esportivas como Futsal e Vôlei. Partindo desta experiência, objetivou-se analisar o processo de implementação do ensino integral. Este trabalho trata-se de um estudo aplicado de forma descritiva de abordagem qualitativa, sendo desenvolvida por meio de um estudo de caso e observação, a fim de obter informações e analisar as vivências e desafios enfrentados, tendo sido apontadas e argumentadas pelos próprios alunos e monitores. A escolha dessa temática para o presente estudo, ocorreu devido aos percalços apontados através de reuniões de planejamento e em rodas de conversas. Constatou-se que houve situações desafiadoras nesse modelo de ensino e aprendizagem, visto que as primeiras turmas participantes não tinham contato com o modelo integral. Destaca-se também os desafios em lecionar o conteúdo, como a divergência em planejar e ministrar os assuntos para alunos de 5° e 9° ano, visto que existe um salto temporal entre as turmas exigindo dos professores o uso de metodologias diferenciadas para cada turma. Ademais, a adaptação dos alunos ao ensino integral, ausência de professor, locomoção dos alunos de suas respectivas escolas até o CVT, divergências de horários e turmas numerosas. No entanto, leva-se em consideração que o programa de ensino integral é uma iniciativa recente no município com dificuldades a serem enfrentadas e solucionadas. No tocante aos princípios educativos do programa, todas as partes envolvidas afirmam a importância do projeto para a formação dos alunos.