A MEMÓRIA DA ESCOLA CNEC E O ENSINO DE HISTORIA LOCAL EM AMANAIARA – CEARA

MARIA VALÉRIA ABREU PONTES

Co-autores: IZAAC NASCIMENTO OLIVEIRA DE AZEVEDO e MARIA VALÉRIA ABREU PONTES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Eixo: História, Memória e Oralidade

 

Este artigo apresenta uma breve abordagem a cerca da história e memória da Escola Cenecista de Amanaiara-Ce, primeira escola que funcionou entre as décadas de 70 a 90, no Centro Educacional João José de Mesquita. Aqui se configuram conceitos de patrimônio educacional, história pública, memória e ensino de história.  Objetiva discutir as implicações sócio culturais, de um projeto de reconstrução da identidade de diferentes indivíduos ou grupos, de uma determinada comunidade, a partir da compreensão e publicização da memória escolar. E procura trabalhar os novos campos dos historiadores na sociedade brasileira contemporânea, ressaltando que tomamos como ponto de partida a escola CNEC como memória patrimonial do distrito. Analisaremos também, como essa pesquisa se apresenta enquanto fonte para o estudo de história local entre alunos e professores da escola Dep. Manoel Rodrigues. A pesquisa realizada foi pautada nos procedimentos teórico-metodológicos da história oral, de caráter exploratório descritivo e com abordagem qualitativa. Realizou-se na Escola Dep. Manoel Rodrigues, que fica no Distrito de Amanaiara - CE, no período de Agosto a Outubro de 2012. Foram sujeitos dessa pesquisa 3 (três) professores de História e 21(vinte e um) alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II da referida escola. Trata-se, portanto, de trazer à tona e registrar uma memória profissional ligada à história da Escola e colocar em discussão as potencialidades educativas da mesma, bem como, analisar o modo com que esse assunto vem sendo abordado nas aulas de História, na turma 9º Ano do Ensino Fundamental II. Para maior compreensão do assunto foram realizadas Entrevistas, Pesquisas Bibliográficas e de Campo.