CANTO DOS MALDITOS EM BICHO DE SETE CABEÇAS

YLS RABELO CÂMARA

Co-autores: YZY MARIA RABELO CÂMARA e YLS RABELO CÂMARA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O III Encontro Internacional em História, Memória, Oralidade e Cultura tem, como um de seus simpósios temáticos, "Entre-Lugares: História, Cultura e Artes". Nosso trabalho se envereda por esta linha de pesquisa ao analisar, em paralelo, a obra Canto dos Malditos, a autobiografia de Austregésilo Carrano Bueno, e sua representação no cinema sob o título Bicho de Sete Cabeças. Ambos livro e filme são o resultado do registro da dor do autor, que passou por inúmeras internações psiquiátricas e cujo teor da obra, banida pela ditadura militar, foi exaustivamente divulgado por ele, ainda que sofrendo represálias, na forma de luta antimanicomial, cuja repercussão culminou na Reforma Psiquiátrica e na extinção progressiva dos hospitais psiquiátricos no Brasil. Tratamos de, nesta tríade de História, cultura e artes, situar esta obra ousada, que quebrou paradigmas e pavimentou novos rumos para um problema recorrente na História, refletido nas artes e denotador de representações importantes da cultura de um povo, como o é a forma com a qual este lida com o transtorno mental.