A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE TEMAS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA.

ZILFRAN VARELA FONTENELE

Co-autores: MARIA DA PAZ CAVALCANTE
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente artigo busca trazer à tona discussões acerca da prática do ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Indígena como desdobramento da Lei 11.645/2008, que determina a inclusão destes assuntos nos currículos da educação básica. Analisamos a apropriação e utilização do livro didático de História por professores da disciplina em uma escola pública estadual da cidade de Pau dos Ferros - RN. Lá entramos em contato com os dois professores que trabalham no ensino médio e procuramos observar, a partir das suas visões, as práticas de ensino de temas de História e Cultura Afro Brasileira e Indígena e a forma como se apropriam e utilizam o livro como recurso auxiliar nas aulas sobre estes assuntos. A metodologia baseou-se em uma revisão bibliográfica e diálogo com obras e autores que discutem o ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Indígena, práticas docentes e livro didático. Utilizamos ainda a pesquisa de campo, abordagem qualitativa dos resultados coletados e a realização de entrevista semiestruturada com cada um dos sujeitos da pesquisa, quando observamos e refletimos sobre a visão que apresentam sobre suas práticas de ensino e a utilização do livro didático como recurso auxiliar nas aulas em que falam sobre elementos históricos e culturais de negros e indígenas.