“SOU EU QUEM TOCA, SOU EU QUEM DANÇA”: O SECOS & MOLHADOS, A MÍDIA E O SUCESSO.

THIAGO BRENDO MILFONT DE SOUSA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Thiago Brendo Milfont de Sousa
Email: thiagomilfont@hotmail.com
Eixo temático: Entre-Lugares: História, Cultura e Artes.

Resumo: O trabalho comunica a pesquisa sobre o sucesso e a repercussão do grupo Secos & Molhados na imprensa brasileira na década de 1970. Analiso como a mídia paulistana questionava o sucesso e a repercussão sobre as apresentações do grupo, chegando até a propor um conjunto de justificativas que poderiam explicar o rápido e avassalador êxito do conjunto. Alcançando rapidamente um grande sucesso comercial, com milhares de LPs vendidos, apresentações com grande audiência de público e performances que chocaram, tanto o público presente nos shows ao vivo, quanto os telespectadores de programas de TV, o Secos & Molhados se transformou, no ano de 1973, num dos maiores sucessos musicais do Brasil. Misturando pop, rock, ritmos regionais brasileiros e até a música portuguesa (o "vira"), o conjunto atraiu multidões cada vez maiores, elevando os integrantes Gerson Conrad, João Ricardo e Ney Matogrosso a posição de astros nacionais. A pesquisa revela que diante da ascensão do grupo, a mídia paulistana, por sua vez, não pôde ignorar tal fenômeno musical. Observa-se que os jornais e revistas não só não puderam ignorar o brilho do grupo, como também não resistiram a indagar sobre o levou a tanto sucesso, bem como, a tentar repetidamente responder suas próprias indagações, buscando elementos, fosse no próprio grupo ou fora dele, que justificassem tamanha popularidade daqueles três rapazes que marcaram a cena musical brasileira.