CAPOEIRA CANTADO HISTÓRIAS E REINVENTANDO O PASSADO

DIEGO BEZERRA BELFANTE

Co-autores: DIEGO BEZERRA BELFANTE
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

CAPOEIRA CANTADO  HISTÓRIAS  E  REINVENTANDO  O  PASSADO

Diego Bezerra Belfante

diegobezerrabelfante@gmail.com

História, Cultura e Música

 

Este artigo trata sobre as questões da memória, história, cultura, identidade da capoeira tendo como ponto de partida para as investigações as cantigas cantadas nas rodas de capoeira, e com foco principal para a questão da liberdade. Estas canções que possuem imenso significado para o mundo da capoeira estão ligadas indissociavelmente às representações do imaginário dos capoeiristas e assim como a roda de capoeira é fundamental para e pratica do jogo de capoeira elas são igualmente necessárias, pois sem musica não existe roda de capoeira, mas suas funções vão além de um simples recurso lúdico da capoeira, ela é uma ferramenta de reprodução do universo mental da capoeira.  Procurando identificar como os capoeiristas entendem o conceito de liberdade expresso em seu repertório de canções investigando as intervenções da memória e imaginário na construção da identidade dos capoeiristas e sua relação com a liberdade. Tendo em vista a criação dos discursos do passado na elaboração da história e seus usos da cultura para criação de uma representação dos significados e significantes da capoeira e suas relações com a história. Buscando as permanências e as modificações das representações da história. Assim como suas apropriações pelo presente vendo os motivos para criação de ícones capoeira, cantados por mestres antigos e novos procurando entender o motivo da oposição entre a versão popular da história corrente até princípios dos anos 90 do século passado, e que de certa forma permanecem até os dias atuais e o discurso sobre a liberdade contido nas canções de velhos e novos mestres. Para tanto utilizarei as canções de velhos mestres como João Pequeno, Bimba e Pastinha e mestre mais novos como Toni Vargas, Suassuna e Barrão utilizando os discos destes e outros mestres buscando compreender como os discursos são formados através do que é repassado desde a época da escravidão até dias atuais sobrevivendo e sendo reapropriado por novos capoeiristas, bem como a questão do que é liberdade e seu oposto a escravidão. Liberdade é um conceito que só pode ser pensado em par com seu oposto. Procurando a sensibilidades que justificam a representação de sua história no universo de suas vivencias na capoeira, o que justifica os motivos por qual são valorizadas a lutas contra a opressão do sistema vigente, ao contrario da visão de uma princesa redentora dando um papel ativo aos negros na busca por liberdade ao invés de um papel passivo.     

 

Palavras-chaves: Cantigas de Capoeira. Liberdade. História