DOMINÓ QUÍMICO – UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS: ÁCIDOS, BASES E SAIS.

ISAIAS MIRANDA DA FONSECA

Co-autores: ISAIAS MIRANDA DA FONSECA , THIAGO DE SOUSA RODRIGUES , JULIO MARTINS MOREIRA , VITOR LUIZ BASTOS DE JESUS , CLEBER HAUBRICHS DOS SANTOS e KARLA GOMES DE ALENCAR PINTO
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

DOMINÓ QUÍMICO - UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS: ÁCIDOS, BASES E SAIS.

 

Isaias Miranda da Fonseca 1* (IC), Thiago de Sousa Rodrigues 1 (IC), Julio Martins Moreira 2 (PQ) Vitor Luiz Bastos de Jesus 1 (PQ), Cleber Haubrichs dos Santos 1 (PQ), Karla Gomes de Alencar Pinto 1 (PQ)

 1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - PIBID-IFRJ- CAMPUS NILÓPOLIS

 2. Escola Estadual Nuta Bartlett James- PIBID-IFRJ

 *e-mail:isaias.miranda@hotmail.com

 

  Palavras-chave: Jogo didático. Ensino de química. Funções inorgânicas.

Resumo

A proposta do jogo didático DOMINÓ QUÍMICO foi resultado do trabalho realizado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID-IFRJ, na Escola Estadual Nuta Bartlett James, no município de Nilópolis - Rio de janeiro. Usando como tema central o futebol mais especificamente os cuidados na manutenção do campo, ou seja, do gramado, onde são utilizados fertilizantes como os sais inorgânicos para repor nutrientes do solo. Assim, foi introduzido de maneira estratégica e significativa o conteúdo das funções inorgânicas (ácidos, bases e sais), reação de neutralização e a construção das fórmulas dos principais sais utilizados como repositores de nutrientes. A inserção dos conteúdos se deu a partir de questionamentos sobre como podemos produzir, através de reação ácido-base, sais inorgânicos como alguns que são utilizados na fertilização dos gramados como o cloreto de potássio.  Os conceitos químicos sobre a definição de ácidos, bases e sais, foram abordados segundo a teoria de Arrhenius e logo após uma introdução teórica fez-se o uso do jogo didático- dominó químico como recurso lúdico.  O jogo contém 28 peças de encaixe, cujo objetivo é montar diversas reações de neutralização com vários ácidos e bases diferentes, e descobrir posteriormente a peça que será o sal formado pelas reações. Este jogo serviu para trabalhar e fixar os conceitos trabalhados, sendo o mesmo aplicado com grupos de 10 alunos jogando em conjunto, e que nos levou a concluir que podemos usá-lo como um facilitador da aprendizagem dos conceitos químicos relacionados a funções inorgânicas do cotidiano.

Introdução

Existem duas funções relevantes que devem ser consideradas na criação de jogos didáticos, a lúdica e a educativa, pois segundo Cunha (2012) a função lúdica está relacionada ao caráter de diversão e prazer que um jogo propicia. A educativa, por sua vez, se refere à apreensão de conhecimentos, habilidade e saberes relativos a um determinado conteúdo.  Importante também é diferenciar os jogos educativos dos jogos didáticos, o primeiro envolve ações ativas e dinâmi­cas, permitindo amplas ações na esfera corporal, cognitiva, afetiva e social do estudante, ações essas orientadas pelo professor, podendo ocorrer em diversos locais. O segundo, jogo didático é  aquele que está diretamente relacionado ao ensino de conceitos e/ou conte­údos, organizado com regras e atividades programadas e que mantém um equilíbrio entre a função lúdica e a função educativa do jogo, sendo, em geral, realizado na sala de aula ou no laboratório" (CUNHA, 2012, p.95). A elaboração e aplicação de um jogo didático é um desafio aos docentes porque  estes devem considerar dois aspectos importantes: o motivacional - li­gado ao interesse do aluno pela atividade; e o de coerência - ligado à totalidade de regras, dos objetivos pedagógicos e materiais utilizados para o seu desenvolvimento em sala de aula. Se temos como opção a utilização de meios que possam contribuir para resultados positivos no processo de ensino- aprendizagem, então caberá ao docente à elaboração, aplicação e avaliação adequada dos instrumentos empregados.

Metodologia

Baseando-nos na premissa previamente apresentada foi apresentado um tema contextualizador, o FUTEBOL, aos alunos do 10, 20 e 30 anos do ensino médio da E.E Nuta Bartlett James, que foi motivado pelos coordenadores das áreas de licenciatura em química, matemática e física do PIBID-IFRJ, devido ao início das atividades do programa ter se dado próximo a Copa do Mundo no Brasil. Sendo assim, o grupo do PIBID-IFRJ na escola supracitada, iniciou as atividades levantando questionamentos junto aos alunos sobre os devidos cuidados de manutenção dos campos de futebol (gramados). A introdução dos conceitos sobre ácidos, bases e sais, segundo Arrhenius, reação de neutralização e formulação dos sais, se deu a partir da importância da fertilização do solo com nutrientes que visam repor substâncias químicas necessárias ao metabolismo das gramas.  Abordando diversos tipos de fertilizantes, inclusive os sais inorgânicos como cloreto de potássio, um sal obtido por reação entre um ácido e uma base fortes. Após uma primeira intervenção, com uma introdução teórica, foi aplicado um jogo de dominó, o qual denominou-se DOMINÓ QUÍMICO. O jogo contém 28 peças no total, cujo o objetivo é formar sucessivas reações de neutralização.  São 10 peças que contém em cada uma um tipo de ácido e uma base que poderão reagir, umas dessas peças deverá ser a primeira para começar a sequência e o jogo, 10 peças cada uma com um sal que deverá estar encaixado corretamente de acordo com a reação ácido-base da peça jogada anteriormente, e 07 peças que contém o nome da função sal e, ácido ou base que deverá ser colocada após a peça com o sal formado e assim reiniciar outra reação ácido e base e, 01 peça especial com o nome da função ácido e/ou base, essa peça serve para continuar jogo, pois para se iniciar uma nova sequência de reações é pedido ou um ácido ou uma base, conforme o aluno escolher, caso ele escolha só ácidos, acabará em algum momento restando somente as peças que iniciam com a base, para suprir essa falta a peça especial é jogada e o jogo continua funcionando até terminar de usar todas as peças.

Resultados e Discussão

Evidenciou-se ótimo interesse durante a aplicação do jogo didático através do envolvimento e múltiplos questionamentos dos alunos mesmo para os alunos do 10 ano do ensino médio que ainda não haviam sido apresentados aos conteúdos tratados quanto para os alunos 20 e 30  anos que conseguiram concluir o jogo. Após a montagem de uma primeira sequência das peças com explicação sobre as regras, algumas dúvidas quanto ao funcionamento do jogo questionado pelos alunos, foram sanadas e o jogo sempre foi concluído corretamente sem muita intervenção do bolsista PIBID-IFRJ, cujo objetivo era observar se as peças estavam na ordem correta, intervindo quando necessário. A identificação dos sais pelas suas formulas nas peças acabou sendo facilmente assimilado pelos alunos no jogo, pois eles entenderam que as hidroxilas da base e os hidrogênios dos ácidos reagem formando a molécula de água e, os demais íons em solução formam a substância salina. Durante as intervenções prévias dos bolsistas PIBID-IFRJ (campus Nilópolis) foram esclarecidas as regras de formulação dos sais assim, durante o jogo foi facilitado à identificação inequívoca das peças.

Conclusão

A criação do DOMINÓ QUÍMICO nos proporcionou a oportunidade de preparar um material didático que pode ser um recurso a ser utilizado nas aulas de química sobre funções inorgânicas. Este jogo mostrou ter funcionalidade tanto lúdica quanto didática, pois foi evidenciado durante a aplicação do mesmo com os alunos do ensino médio, o aprendizado dos conceitos ensinados nas intervenções prévias pelos bolsistas PIBID-IFRJ sobre o conteúdo de funções inorgânicas, além de estimular o raciocínio, a participação e o trabalho em conjunto. Assim, apresentamos esse jogo como mais uma ferramenta a contribuir para o ensino de química no que tange a produção de materiais didáticos.

Referências

BRASIL. PCNs. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental.  Brasília: MEC/SEF, 1998.

CUNHA, Marcia Borin. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em  Sala de Aula. Química Nova na Escola, v.34, n.2, p. 92-98, maio 2012.

Agradecimentos

O presente trabalho foi realizado com apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil.