Resumo: A experiência do enfermeiro começa desde o seu processo formativo. Neste sentido, a disciplina na modalidade de Internato (FREITAS; GUEDES, 2003) da Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE) propicia ao aluno a condição de "ser" e "estar" aluno e enfermeiro em diversas áreas de atenção à saúde no ciclo vital. A vivência de internos(as) com os pacientes, cuidadores, enfermeiros e profissionais da equipe, gestores e professor somam experiências que contribuem para o desenvolvimento de competências de enfermagem com respectivo processo contínuo de reflexão crítica e construtiva. Dessa maneira, objetivou-se descrever a experiência da disciplina "Internato", realizada no setor de Clínica Médica de um Hospital de Alta Complexidade do Estado do Ceará. Especificamente, busca-se identificar as competências e facilitadores desenvolvidos e criados; também, refletir sobre os principais obstáculos encontrados. Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo e exploratório sobre as vivências de aprendizagem do Internato da Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) durante o estágio na clínica médica. Como resultados, percebeu-se que participar e se adequar a rotina de cada setor foi uma tarefa diária a ser realizada da melhor forma possível. A satisfação de contribuir na assistência, ver a melhora de pacientes, sentir-se capacitada e com autonomia foi uma experiência incrível, o que firma a certeza da escolha de enfermeira assistencial como profissão. Conclui-se que este trabalho contribuiu para o processo de formação da interna bem como enriquecimento profissional e pessoal, aprimorando seus conhecimentos, técnicas e habilidades na área da saúde, além de firmar sua escolha de profissão, mantendo vínculo com a unidade e a instituição de ensino.