INTRODUÇÃO
O ato de cuidar é próprio da natureza humana e possui amplo espectro de significados. No campo da saúde, o cuidado vem sendo cada vez mais exigente, devendo ser praticado com foco não só para a doença ou problema apresentado pelo paciente, mas para o ser humano como um todo.
Neste contexto, a Enfermagem surge como uma profissão essencial pois tem o cuidar como foco central do seu fazer. Um bom cuidado e diálogo podem minimizar angústias, medos, dúvidas e ansiedades, sentimentos comuns às pessoas que vivem o processo saúde-doença.
Quando se pensa em um cuidado mais específico, voltado para as condições de adoecimento que causam maiores desequilíbrios emocionais, pode-se destacar as de adoecimento cardiovascular. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 17,5 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2012, representando 31% de todas as mortes em nível global (BRASIL, 2016). As situações que necessitam de cirurgias são as que podem causam maiores complicações. A equipe de enfermagem, e o enfermeiro em particular, destacam-se, então, como aliados no cuidado desse paciente, podendo utilizar, entre outras ferramentas, intervenções educativas.
OBJETIVO
Descrever, com base na literatura, as contribuições das práticas educativas para o controle da ansiedade de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca.
METODOLOGIA
Realizou-se uma Revisão Integrativa da Literatura (RI), seguindo as etapas preconizadas por Mendes, Silveira e Galvão (2008). A busca foi realizada no período de novembro a dezembro de 2017 nas Bases de Dados PUBMED, BDENF - BIREME, SCIELO E MEDLINE, utilizando os descritores ansiedade (anxiety), cirurgia cardíaca (thoracic surgery) e enfermagem (nursing), em busca de artigos publicados em português, inglês e espanhol no intervalo de tempo entre 2000 e 2017. Foram utilizados os operadores booleanos and e or. Foram encontrados, no total, 296 artigos. Destes, 272 artigos foram excluídos por não apresentarem textos completos, se repetirem nas bases de dados e não respondiam ao objetivo do estudo. Foram selecionados, ao final, 24 artigos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os artigos tiveram, como autores, enfermeiros. Muitos trabalharam, inclusive, com equipe multiprofissional, o que torna a pesquisa mais ampla e completa no que diz respeito a integralidade do cuidado prestado. Com relação ao diagnóstico ansiedade, os artigos analisados mostraram que está mais presente entre as pessoas do sexo feminino, em diferentes faixas etárias, mas mais prevalente em idades mais avançadas. Atividades como a educação em saúde tem apresentado excelentes resultados na diminuição da ansiedade, que uma vez realizada pelo enfermeiro, potencializa o cuidado.
A análise dos dados presentes nos artigos encontrados neste estudo, referentes ao tema de pesquisa buscado, mostrou resultados compatíveis com o que a maioria da literatura já mostra. Entretanto, algumas diferenças foram encontradas, e lacunas da temática em discurso devem ser investigadas e resolvidas, principalmente, no Brasil. As causas mais comuns das cirurgias foi a revascularização do miocárdio e cirurgia valvar.
Com relação ao diagnóstico ansiedade, os artigos analisados mostraram que está mais presente no sexo feminino, em diferentes faixas etárias, mas mais prevalente em idades mais avançadas. Atividades como a educação em saúde tem apresentado excelentes resultados na diminuição da ansiedade, que uma vez realizada pelo enfermeiro, potencializa o cuidado.
CONCLUSÃO
Processos educativos realizados no pré-operatório de cirurgia cardíaca auxiliam para uma boa recuperação, pois com o envolvimento do paciente no processo, o mesmo ficará tornará tranquilo e confortável.
Existem poucos estudos sobre o tema no mundo e, ainda menos, no Brasil. Dessa forma, deve-se difundir a ideia que o contato dos profissionais responsáveis pelo cuidado do paciente que irá passar por uma cirurgia cardíaca, juntamente com a proximidade dessa equipe com a família do mesmo, influencia positivamente no trajeto do ser cuidado e, consequentemente da instituição.
Os pacientes com níveis de ansiedade reduzidos poderão diminuir, significativamente, as complicações que podem ocorrer durante a cirurgia e no pós-operatório. Assim, os mesmo receberão alta hospitalar mais rapidamente, reduzindo os custos da instituição com internação prologada devido a complicações pós-operatória.
REFERÊNCIAS
MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVAO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 17, n. 4, p. 758-764, Dec. 2008 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400018&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 Abr. 2018.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. OPAS-OMS. BRASIL. Doenças cardiovasculares. 2016. Disponível em: <http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5253:doencas-cardiovasculares&Itemid=839>. Acesso em: 22 nov. 2017.