A CONSTRUÇÃO DE UM MANUAL DE PRÁTICAS: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA ENFERMAGEM

ULY REIS FERREIRA

Co-autores: ULY REIS FERREIRA , MARIA EVILENE MACENA SOUSA e ANA CILÉIA PINTO TEIXEIRA HENRIQUES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

INTRODUÇÃO: A enfermagem é uma ciência que tem prestado o cuidado de forma direta e indireta aos pacientes. Essa assistência deve ser de qualidade livre situações que acarretem danos, incidentes ou eventos adversos ao cliente. Devendo os desenvolver estratégias que proporcionem aos discentes aprimorarem habilidades técnicas e científicas, com a finalidade de contribuir para a formação de profissionais críticos e reflexivos. Visando abordar a mulher de forma integral, torna-se fundamental a inserção de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem que tenham como enfoque integralidade assistência prestada à saúde da mulher. OBJETIVO: Relatar a experiência da construção de um manual de práticas como uma estratégia de ensino no curso de graduação em Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência acerca da construção de um manual prático como estratégia de ensino da disciplina Processo de Cuidar da Saúde da Mulher, do curso de graduação em Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior, localizada no município de Fortaleza. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O primeiro passo da construção do manual foi separar casos clínicos que já eram abordados durante as aulas práticas da disciplina. Os casos foram separados dentro de um único arquivo do programa Microsoft Word®. Levando em consideração o desenvolvimento de competências do discente, cada caso clínico inserido no manual descreve as habilidades (cognitivas, psicomotoras e afetivas) que se espera durante a resolução. Para a ilustração do manual, foram utilizadas fotografias dos instrumentos disponíveis no laboratório e simulações de atendimento das monitoras e da docente. CONCLUSÃO: A inserção de novas tecnologias no contexto da graduação objetivou favorecer uma melhor qualidade de aprendizagem.